TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteção Contra Incendio

Trabalho Universitário: Proteção Contra Incendio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 5

Combustão

O Fogo é uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor, esta reação é denominada de combustão. Para que isso ocorra é necessário a união de quatro elementos essenciais do fogo, que são:

• Combustível - É toda substancia capaz de queimar e alimentar a combustão. Os combustíveis podem ser sólidos, líquidos ou gasosos. Ex.: madeira, papel, tinta, algodão, álcool, gasolina, etc.

• Comburente - É o elemento que dá vida às chamas, e intensifica a combustão. O mais comum é que o oxigênio desempenhe este papel, porém não é o único, existindo outros gases.

• Calor - Forma de energia que eleva a temperatura. Gerada da transformação de outra energia, através de processo físico ou químico. É a condição favorável causadora da combustão.

Reação em cadeia - É a queima auto-sustentável. É a união dos três itens acima descritos, gerando uma reação química. Quando o calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combinam com o comburente e queimam, irradiando outra vez calor para o combustível, formando um ciclo constante.

Ponto de Fulgor

Ponto de fulgor é a menor temperatura na qual um combustível liberta vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor. O ponto de fulgor não é suficiente para que a combustão seja mantida.

Para a obtenção do ponto de fulgor, vamos imaginar a quantidade de gás ou vapor misturada com o ar atmosférico suficiente para iniciar uma inflamação em contato com uma fonte de calor sem que haja a combustão do combustível emitente. Outro detalhe verificado é que, ao e quando retira-se a fonte de calor, acaba a queima da mistura.

• Líquido combustível: todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 60 °C (setenta graus Celsius) e inferior a 93,3 °C (noventa e três graus e três décimos de graus Celsius).

O líquido combustível acima classifica-se como líquido combustível Classe III

• Líquido inflamável: todo aquele que possua ponto de fulgor inferior a 70 °C (setenta graus Celsius) e pressão de vapor que não exceda 2,8 kg/cm2 absoluta a 37,7 °C (trinta e sete graus e sete décimos de graus Celsius).

Quando o líquido inflamável definido acima possui ponto de fulgor superior a 37,7 °C (trinta e sete graus e sete décimos de graus Celsius) e inferior a 70 °C (setenta graus Celsius), ele é classificado como líquido combustível Classe II.

Quando o líquido inflamável possui ponto de fulgor inferior a 37,7 °C (trinta e sete graus e sete décimos de graus Celsius), ele é classificado como líquido combustível Classe I.

Ponto de Ignição ou Autoignição

Menor temperatura na qual ocorre a combustão sem que seja necessária fonte de ignição externa como, uma chama ou uma faísca, onde o simples contato do combustível em forma de vapor com o comburente é suficiente para estabelecer uma reação. Esta temperatura é bem maior do que a temperatura do Ponto de Fulgor.

Combustível Ponto de Fulgor Auto-ignição

Etanol (70%)

16.6 °C (61.88 °F)2

363 °C (685.40 °F)2

Gasolina

-42,8 °C (-45 °F) 246 °C (495 °F)

Diesel

>38 °C (101 °F) 210 °C (410 °F)

Querosene de Aviação

>60 °C (140 °F) 210 °C (410 °F)

Querosene (Óleo de parafina)

>38°–72 °C (100°–162 °F) 220 °C (428 °F)

Ponto de Fulgor e de Autoignição de alguns combustíveis.

Incêndio

Um Incêndio é uma ocorrência de fogo não controlado, que pode ser extremamente perigosa para os seres vivos e as estruturas.

Os incêndios se propagam de quatro diferentes formas:

• Irradiação: Acontece o transporte de energia através do ar por meios infravermelhos e eletromagnéticos.

• Convecção: Onde a energia é transportada pela movimentação do ar aquecido pela combustão.

• Condução: onde a energia é transportada através de um corpo bom condutor de calor.

• Projeção: Partículas inflamadas que podem ser levada pelo vento.

Classificação dos incêndios

Os incêndios são classificados em quatro classes: A, B, C, D.

• Classe A - Materiais sólidos inflamáveis. Exemplos: Madeira, papel, etc.

Os combustíveis da classe “A” são identificados por um triângulo verde com a letra “A” no centro.

• Classe B - Líquidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com