TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova

Trabalho Escolar: Prova. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Página 1 de 2

A expressão “apagão de mão de obra” passou a ser veiculada na mídia especializada e entre agentes econômicos, sociais e políticos para retratar uma condição estrutural do mercado de trabalho brasileiro, no qual as necessidades organizacionais por competências laborais mais complexas e (ou) de elevada qualificação não são facilmente supridas. Considerando essa realidade, avalie se cada uma das organizações descritas nos itens a seguir adota as melhores práticas de gestão de pessoas, de acordo com abordagens contemporâneas.

I. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a redesenhar seus processos de trabalho para ampliar a produtividade e a qualidade. Em paralelo, tende a ampliar os investimentos em capacitação para prover características multifuncionais aos empregados.

II. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a conceber políticas remuneratórias diretas e (ou) indiretas mais atraentes. Tornando-se mais atrativa no mercado de trabalho, poderá “congelar” investimentos em capacitação de pessoas.

Não está correta porque é necessário o investimento em capacitação de pessoas, pois assim a organização pode moldar o funcionário dentro dos padrões solicitados pela empresa e pensar em planos de carreira e aumentos de salários gradativos, bem como um bom ambiente de trabalho, estimulando o interesse do funcionário em permanecer na organização.

III. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a reduzir de maneira significativa as exigências de recrutamento e de seleção para atrair pessoal. Em contrapartida, não terá de conceber políticas remuneratórias mais atraentes.

Não está correta pois, diminuindo o rigor no recrutamento e seleção a organização terá aumento na rotatividade por não contratar funcionários dentro dos padrões exigidos pela empresa como visão, valores e experiência profissional, o que onera a empresa com relação ao aumento dos desligamentos.

IV. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a adotar modelos de remuneração variável mais agressivos, conjugados a critérios de promoção mais restritivos, no âmbito do sistema de gestão de carreiras e de remuneração.

V. Pressionada pelo mercado de trabalho, a organização tende a flexibilizar as exigências de recrutamento e de seleção e a ampliar seus investimentos em capacitação.

Atuam de forma adequada face ao “apagão de mão de obra” mencionado no texto apenas as organizações descritas em:

A) I e II.

B) I e V.

C) II e III.

D) III e IV.

E) IV e V.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com