TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova

Casos: Prova. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  1.357 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade Avaliativa Objetiva G1 2013

________________________________________

1

Qual das afirmações abaixo explica corretamente o processo da leitura?

Peso: 1.0

Alternativa 1 Pode-se dizer que um leitor realmente compreende um texto quando começa a decifrar elementos menores – como signos gráficos e palavras – para, apenas então, decifrar elementos maiores, como frases e parágrafos.

Alternativa 2 A leitura bem sucedida ocorre sempre como a soma de partes menores que se unem e formam um todo na mente do leitor.

Alternativa 3 Os únicos mecanismos que intervêm na compreensão de um texto escrito são as regras que combinam as letras entre si para compor as sílabas e as palavras.

Alternativa 4 Os únicos mecanismos que intervêm na compreensão de um texto escrito são os conhecimentos prévios que o leitor é capaz de agenciar como inferências ou hipóteses, antes da própria leitura.

Alternativa 5 O significado da leitura é construído através de um processo complexo, que envolve diferentes estratégias por parte do leitor, principalmente a formulação e a verificação de hipóteses, bem como a integração da informação com controle da compreensão.

________________________________________

2

Leia o parágrafo abaixo, do dinamarquês Sören Kirkegaard, e, em seguida, assinale alguns dos conhecimentos prévios necessários para sua compreensão em profundidade. “Apesar de Sócrates ter-se empenhado ao máximo para reunir os conhecimentos sobre o homem e para conhecer a si mesmo, sim, apesar de ter sido louvado através dos séculos como o homem que certamente melhor conheceu o homem, ele confessava entretanto que a razão de sua repugnância em refletir sobre a natureza de seres como Pégaso ou as górgonas provinha de uma questão que não havia elucidado: a de saber se ele mesmo (o conhecedor do homem) não seria um monstro mais estranho que Typhon ou um ser mais amável e simples, que por sua natureza participava de algo divino”. KIRKEGAARD, Sören. Migalhas filosóficas ou um bocadinho de filosofia de João Clímacus. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 61.

Peso: 1.0

Alternativa 1 Uma compreensão profunda do texto acima demanda, entre outros, conhecimentos prévios de filosofia e mitologia grega.

Alternativa 2 Uma compreensão profunda do texto acima demanda unicamente o conhecimento prévio da biografia de Sócrates.

Alternativa 3 Uma compreensão profunda do texto acima demanda apenas conhecimentos prévios de psicologia, política e filosofia.

Alternativa 4 Uma compreensão profunda do texto acima demanda conhecimento de palavras pouco utilizadas na língua portuguesa.

Alternativa 5 Não é possível compreender qualquer aspecto do texto acima sem conhecimentos profundos de filosofia e cultura Greco-romana.

________________________________________

3

O parágrafo abaixo foi retirado do famoso romance de Eça de Queirós, Primo Basílio, e deve ser lido para responder às questões 3 e 4. “A sala esteirada alegrava, com o seu teto de madeira pintado a branco, o seu papel claro de ramagens verdes. Era em julho, um domingo, fazia um grande calor; as duas janelas estavam cerradas, mas sentia-se fora o sol faiscar nas vidraças, escaldar a pedra da varanda; havia o silêncio recolhido e sonolento de manhã de missa; uma vaga quebreira amolentava, trazia desejos de sestas ou de sombras fofas debaixo de arvoredos, no campo, ao pé da água; nas duas gaiolas, entre as bambinelas de cretone azulado, os canários dormiam; um zumbido monótono de moscas arrastava-se por cima da mesa, pousava no fundo das chávenas sobre o açúcar mal derretido, enchia toda a sala de um rumor dormente.” Assinale a alternativa correta quanto à tipologia do parágrafo acima:

Peso: 1.0

Alternativa 1 O parágrafo possui um caráter predominantemente narrativo.

Alternativa 2 O parágrafo possui um caráter predominantemente argumentativo.

Alternativa 3 O parágrafo possui um caráter predominantemente dissertativo.

Alternativa 4 parágrafo possui um caráter predominantemente descritivo.

Alternativa 5 O parágrafo possui um caráter predominantemente científico.

________________________________________

4

O texto de Eça de Queirós é literário. Esse fato pode ser percebido, entre outros, pela seguinte característica:

Peso: 1.0

Alternativa 1 O texto apela para conhecimentos científicos.

Alternativa 2 O texto é ficcional e faz uso de recursos estéticos.

Alternativa 3 O texto faz uso de palavras pouco conhecidas.

Alternativa 4 O texto lança mão de vários conhecimentos prévios por parte do leitor.

Alternativa 5 O texto procura transmitir uma mensagem para o leitor.

________________________________________

5

Quais características podem ser encontradas no texto abaixo? “Qual o melhor creme dental? Esta é uma frequente pergunta que me fazem. A minha resposta é: A mais barata! Por quê? Porque o que importa no creme dental é o flúor, e todos os cremes dentais possuem flúor na sua composição, com exceção de alguns indicados para crianças recém nascidas. Hoje em dia, existe uma infinidade de cremes dentais que se propõem a resolver todos os problemas bucais. Ledo engano. O creme dental é um dos agentes utilizados na limpeza dos dentes. Ele sozinho não consegue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com