TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova

Trabalho Universitário: Prova. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  1.191 Visualizações

Página 1 de 2

"O Homem é um ser social. O ser capaz de viver isoladamente ou é um Deus ou é uma besta, mas não um ser humano." - Aristóteles

1-Explicar o que é o senso comum.

2-Dar e reconhecer exemplos ilustrativos de conhecimentos práticos e de superstições constituintes do senso comum.

3- Explicar o que é a socialização e distinguir socialização secundaria?

4-Nomear os principais agentes da socialização?

5-Esclarecer o conceito de interação social?

6- Explicar o que é socialização primaria e socialização secundaria?

7. (PITÁGORAS) Leia o texto a seguir que faz parte do artigo “O menino selvagem e as invariantes do humano”, publicado na revista virtual “P@rtes”, de autoria de José Carlos Rocha e Gilberto da Silva:

Em meados do século dezenove, em Paris, o jovem médico Jean-Jacques Gaspar Itard dá com um aglomerado de pessoas observando na rua um menino enjaulado a quem chamavam de menino-macaco. Com autorização judicial, o médico o conduz à residência, onde tratará de educá-lo, tornando-o objeto de investigações científicas.

Aparentando seis a oito anos de idade, surdo e mudo, com posturas próximas do animalesco, o menino que fora capturado no mato, onde teria sido abandonado ainda recém-nascido, quase nada aprenderá. Itard observará meticulosamente o menino durante três anos, período que o teve de sobrevida em ambiente social. Entre as letras do alfabeto fonético, o menino aprendeu apenas a pronunciar o “ô”, derivando daí o nome Victor e o sobrenome d’Aveyron, região onde fora capturado. Durante este período o máximo de imagens que Victor conseguiu reconhecer foi o desenho de uma garrafa de leite no quadro negro.

Fonte: http://www.partes.com.br/colunistas/gilbertosilva/meninoselvagem.asp.

Acesso: 28/09/2011

Com base na analise do texto, é correto afirmar que

a) a dificuldade do menino em aprender estava diretamente ligada ao processo primário de desenvolvimento das instituições responsáveis pela socialização.

b) a tentativa de se educar o menino foi mal sucedida pela ausência de técnicas desenvolvidas de aculturação dos indivíduos.

c) as tentativas de se educar o menino para uma vida social completa foram falhas por se tratarem de métodos científicos, sendo desconsiderados os métodos sociais.

d) o menino descrito no texto estava fora dos processos culturais e de socialização comuns a todos os indivíduos quando foi encontrado e capturado.

e) o menino recusou ser educado pelo médico por acreditar ser desnecessário para sua vida a educação nos padrões vigentes na França naquele período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com