TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova EJA

Monografias: Prova EJA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃE HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO /UAB

FUNDAÇÃO CECIERJ/Consócio CEDERJ/UAB

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Disciplina: Educação de Jovens e Adultos

Coordenadora: professora Andréa da Paixão Fernandes

Aluna: Dorcelina Custódio de Souza

Polo: Paracambi

Matrícula:13112080201

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1- 2014/2

.Questão 1

O filme nos mostra a história da rotina da personagem “Maria José”, uma menina de cinco anos de idade que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça. Enquanto trabalha ela cresce, casa e tem filhos e depois envelhece e o ciclo continua a se reproduzir nas outras Marias suas filhas, netas e bisnetas. As imagens mostram uma semelhança muito grande com a realidade, traços bem parecidos com o real onde vemos crianças que tem sua infância interrompida, muitas vezes para ajudar a família a sobreviver, infância essa resumida a poucos recursos e a más condições de vida.

Maria mostra uma satisfação muito grande em apenas escrever seu primeiro nome, o momento em que sua mãe lhe chama a atenção dizendo: “Não perca tempo “desenhando” seu nome!”,lhe é tirado o direito de ser uma pessoa diferente de sua mãe, que não tem visão de futuro, querendo dar à filha a mesma criação que teve num processo de reprodução sem mudanças de suas perspectivas por comodismo

O fime retrata como o indivíduo internaliza suas experiências de vida e como isso é determinante para sua formação como cidadão. Quando a mãe a repreende, ela poda as perspectivas de sonhos, de objetivos e de uma vida melhor, ou seja, a mãe aprendeu assim e ensina a filha da mesma forma, criando um círculo vicioso.

A ausência da educação nas gerações mostra como é importante a escolarização na infância, entretanto esta realidade que é a de muitos brasileiros pode ser mudada, e muitos cidadãos já na idade adulta podem voltar a sonhar e tornar-se tudo aquilo que ele tem capacidade para ser, buscando condições de mudança e transformação de vida futura.

Infelizmente ainda existem muitas “Marias” que deixam os estudos para se dedicarem a casa, aos filhos e ao marido anulando seus sonhos. A Eja éum direito adquirido como está colocado na LDB, trazendo novos horizontes para jovens e adultos, que pode ser o escape, o outro lado da cerca que tem prendido gerações de pessoas que vivem sem perspectivas e vontade de crescer como cidadãos críticos dentro das três dimensões a individual, a profissional e a social.

Questão 2

2.1- O Mobral – Movimento Brasileiro de Alfabetização, criado em 1967 (embora só inicie suas atividades em 1969) e funcionando com uma estrutura paralela e autônoma em relação ao Ministério da Educação, reedita uma campanha em âmbito nacional conclamando a população a fazer a sua parte: “você também é responsável, então me ensine a escrever, eu tenho a minha mão domável, eu sinto a sede do saber”. O Mobral surge com força e muitos recursos. Recruta alfabetizadores sem muitas exigências: repete-se, assim, a despreocupação com o fazer e o saber docentes – qualquer um que saiba ler e escrever pode também ensinar. Qualquer um, de qualquer forma e ganhando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com