TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova N2

Casos: Prova N2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 2

Leia o texto a seguir adaptado da Revista Exame – O preço de uma decisão errada – 20/05/2005 : “Nos planos da Mercedes-Benz, o Brasil era o destino perfeito para sua primeira fábrica de automóveis fora da Alemanha. Eram os anos 90, e previa-se um crescimento da indústria automotiva jamais visto por aqui. A estrela de três pontas da Mercedes, um símbolo inequívoco de sofisticação, certamente seduziria compradores dispostos a adquirir produtos mais luxuosos. Mas era preciso correr, pois os concorrentes também estavam de olho no mercado promissor. Em 1999, a montadora inaugurou, enfim, uma fábrica em Juiz de Fora, Minas Gerais, a um custo de 820 milhões de reais. A expectativa era produzir 70 000 carros por ano. O principal produto da fábrica seria um modelo compacto, o Classe A. Esse era o sonho. Em quase seis anos de atividade, a fábrica jamais atingiu a produção estimada – ao todo, foram produzidos 61 000 veículos. O fracasso levou a matriz a anunciar recentemente que a produção do Classe A será cancelada a partir de setembro. Paralelamente, o plano de trazer um novo modelo para a fábrica – chamado smart formore – também foi descartado. Numa espécie de operação "tapa-buraco", a Mercedes vai tentar ressuscitar a montagem de outro modelo, o Classe C, que já vem semi-pronto da Alemanha. Com cerca de 1 100 funcionários – cujos salários somam quase 1,6 milhão de reais por mês –, a fábrica de Juiz de Fora hoje trabalha apenas 20 horas por semana. Até fevereiro de 2006, um acordo coletivo impede a montadora de fazer demissões em massa. Depois disso, ela corre sério risco de ser fechada. "As chances de sobrevivência são mínimas", afirma um ex-executivo da subsidiária da DaimlerChrysler, dona da marca Mercedes-Benz. “ (Disponível em: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/o-preco-de-uma-decisao-errada-m0039779/)

Apesar de tratar de uma empresa multinacional, o texto aborda uma das armadilhas do gerenciamento. Esses erros não ocorrem apenas com pequenas empresas. Assim, dos itens mencionados em nossas aulas, qual melhor se encaixa no texto apresentado?

A.

Falta de dinheiro, que ocasionou na migração da empresa para o mercado brasileiro.

B.

Difícil obtenção de crédito, porque a empresa não conseguiu apoio governamental.

C.

Falta de experiência, pois a companhia citada não tinha experiência na fabricação de carros.

D.

Expansão inexplicada, pois a empresa tentou expandir-se para o mercado brasileiro sem uma análise detalhada da situação, apenas porque os concorrentes também estavam migrando para o Brasil.

E.

Excesso de capital, devido ao fato de a empresa possuir muitos ativos fixos no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com