TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Seminario

Artigo: Prova Seminario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

1º PESQUISA

a) Conceito de Genero textual

Gêneros textuais tem sido foco de muita atenção por parte de pesquisadores e professores e é muito comum que sejam tratados como pacotes muito bem delimitados e com características claras e pouco variáveis. Parte-se muitas vezes do pressuposto de que cada gênero é bem definido, possuindo, portanto, um formato a ser seguido.

É a diversidade de textos que ocorrem nos ambientes discursivos de nossa sociedade, os quais são materializações lingüísticas de discursos textualizadas, com suas estruturas relativamente estáveis, em outras palavras os Gêneros Textuais são unidades táticas relativamente estáveis, passíveis de serem divididas para fim de análise em unidade composicional, unidade temática e estilo, disponíveis num inventário de textos (arquitexto ou intertexto), criado historicamente pela prática social, com ocorrência nos mais variados ambientes discursivos, que os usuários de uma língua natural atualizam quando participam de uma atividade de linguagem, de acordo com o efeito de sentido que querem provocar nos seus interlocutores.

b) Genero textual do agrupamento no narrar

Os textos da ordem do narrar materializaram na produção dos alunos como textos dramáticos para teatro de fantoches, paródias, fábulas, poemas, os quais possibilitaram aos alunos extrapolar a realidade movimentando-se pelo mundo da imaginação.

Há propostas que focalizam o conhecimento textual referente às características da linguagem poética ou à estrutura global de textos narrativos, além dos aspectos estruturais de textos do tipo poético, narrativo e teatral.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Ática, 2003

PERINI, Mário Alberto. Efeito do gênero textual. In: Fulgêncio, Lúcia e Liberato Yara. É possível facilitar a leitura. São Paulo: Contexto, 2007

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com