TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Unisul

Monografias: Prova Unisul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a distância (AD)

Disciplina: Libras

Curso: Sistemas para Internet

Professor: Rose Cler Estivalete Beche

Nome do aluno: Sérgio Taipina Matos Fiho

Data: 07/05/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção as questões abaixo e responda:

1. Considerando a história vivida e construída pelos surdos, veja as afirmações abaixo:

I. A história dos surdos, durante muito tempo, foi contada por ouvintes preocupadas em trazer os surdos para o mundo da "normalidade".

II. Grande parte desta história está contada em livros médicos, escrita sob a ótica da patologia.

AGORA, construa um texto argumentativo entre 15 a 20 linhas que contemple os principais elementos históricos que marcam a trajetória deste grupo. Posicione-se de forma critica e atente para as normas ao usar referencias de outros autores. (2,5 pontos)

Na antiguidade a sociedade mantinha uma ideia de superioridade que sempre desprezava e tratava de forma inferior os que tivessem alguma dificuldade física. Acreditava-se que por não ter a capacidade de falar, os surdos possuíam deficiência do raciocínio. A diferença era tida como punição divina sendo inclusive castigado fisicamente e punido.

Já nos séculos XVI e XVII, Cardano, médico-filósofo, que derrubou o conceito de que o surdo não poderia ser ensinado, surdez e inteligência são coisas distintas e que a surdez apenas uma barreira à aprendizagem.

No século XVIII foram criadas as primeiras instituições educativas para pessoas surdas na história.

No século XIX agravou-se o embate entre oralistas e gestualistas, o que culminou com a criação da primeira escola americana para surdos em Connecticut, sendo esta o embrião para outras escolas de surdos na América, inclusive aqui no Brasil.

O século XX trouxe consigo a comercialização dos aparelhos de surdez, cada vez mais potentes e voltados para o modelo oralistas.

O século XX apresentou os resultados de décadas de lutas.

No decorrer de toda trajetória percebe-se que a comunidade surda foi vitoriosa na busca de reconhecimento de sua cultura e a cada dia conquistam um espaço cada vez maior dentro da sociedade.

2. Leia o texto "Confidência" postado na MIDIATECA. Busque em outras fontes o conceito de ALTERIDADE, copie-o (não esqueça de referendar devidamente a autoria). Logo após, desenvolva um texto argumentativo em até 12 linhas refletindo sobre o depoimento da autora surda e o conceito pesquisado. (2,5 pontos)

Segundo a enciclopédia Larousse (1998), alteridade é um “Estado, qualidade daquilo que é outro, distinto (antônimo de Identidade)”. Conceito da filosofia e psicologia: relação de oposição entre o sujeito pensante (o eu) e o objeto pensado (o não eu).

A luz do significado apresentado de alteridade e confrontando com a mensagem intrínseca no texto, percebe-se que a autora mostra que apesar de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com