TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Provas No Direito Do Trabalho

Ensaios: Provas No Direito Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS

RESUMO

É crescente o interesse das empresas em montarem um modelo de gestão de pessoas dentro de suas empresas, visando aumentar sua produção e seus rendimentos. A valorização do empregado como pessoa tende a criar motivação e incentivar os empregados a trabalharem melhor, entendendo que são parte da empresa e não apenas mais um dos recursos utilizados na produção e faturamento. Com a implantação do processo de gestão de pessoas, surge a figura do gestor, que tem como missão implantar e manter o sistema de gestão de pessoas funcionando. O gestor deverá criar um ambiente de trabalho propicio ao desenvolvimento das pessoas, de forma a agregá-las dentro da empresa, conseguindo gerir o melhor de cada pessoa, transformando-a em um empregado qualificado, motivado e rentável, parte fundamental para o sucesso da empresa. As dificuldades devem ser entendidas como lições para quando o gestor montar o novo planejamento essas lições deverão fazer parte das provisões, como forma de evitar os mesmos erros ou falhas, com isso a gestão de pessoas se torna imprescindível nas empresas atuais.

Palavras chave: Empresa, gestão de pessoas, gestor.

1 INTRODUÇÃO

É crescente a preocupação dos gestores com a qualidade das relações pessoais nas empresas e instituições, pois não há nenhuma fórmula segura para garantir o bom desempenho dos contratados ao serem inseridos dentro da empresa, lidando com todas as pessoas e suas diferenças.

Conseguir manter as pessoas trabalhando em harmonia, cumprindo as metas e mantendo os padrões das empresas é tarefa do gestor, que tem como missão ser liderar a equipe, direcionando cada empregado a fim de conseguir tirar de cada um o melhor, mantendo as empresas em pleno funcionamento.

A figura do gestor surgiu da necessidade de controle e motivação das pessoas dentro das empresas, sendo a transformação do líder para o papel de gestor, aproveitando todas as características de um bom líder para que o gestor possa ser escolhido para gerir e organizar talentos diferentes, extraindo o melhor de cada um, usando-os para o sucesso das empresas.

A importância de uma gestão eficiente faz a diferença entre na hora de criar o planejamento da empresa, já que os empregados devem ser tratados como um fator essencial para o crescimento da empresa, que deve trabalhar com as diferenças de forma a reunir as qualidades e controlar os vícios, sejam eles quais forem, considerando cada empregado como único, respeitando suas limitações e valorizando seus talentos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceito de Gestão de Pessoas

Para as empresas atuais a gestão de pessoas é muito mais do que um setor, é uma ferramenta para garantir a manutenção da empresa no mercado, mantendo-a competitiva e rentável.

Uma gestão eficiente precisa considerar todas as provisões dos recursos humanos, analisando as necessidades de treinamento para qualificação técnica e também motivacional, pois sem motivação o empregado não renderá o necessário para se manter na empresa, comprometendo todo planejamento do gestor.

De acordo com Chiavenato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com