TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Da Sustentabilidade

Dissertações: Prática Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

A PRÁTICA DA SUSTENTABILIDADE E OS BENEFÍCIOS

PARA AS COMUNIDADES E BAIRROS

Jean Kleiton Neves

Matéria: Ciências do Ambiente

A ideia do desenvolvimento sustentável surgiu a partir do desequilíbrio decorrente do atual modelo de crescimento econômico, onde constatamos a desigualdade no que se refere à riqueza e miséria. Além da questão social, este modelo econômico promove cada vez mais a degradação ambiental e a poluição.

Neste sentido, é importante deixar bem claro que desenvolvimento não pode ser confundido com crescimento econômico, que constitui apenas a sua condição necessária, porém não suficiente. O desenvolvimento a que nos referimos atende as necessidades econômicas, culturais, sociais e ambientais, que se preocupa com a sustentabilidade. É por isso que falamos em desenvolvimento sustentável.

A sustentabilidade é o desenvolvimento presente que garante o futuro das próximas gerações, ou seja, é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir suas necessidades atuais sem comprometer as gerações futuras.

A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida.

Sabe-se que o equilíbrio entre homem e natureza não é tão fácil de ser administrado. A ação humana sem a ética necessária leva a situações de degradação que ferem os fundamentos essenciais do desenvolvimento sustentável contribuindo com o agravamento dos problemas ambientais e comprometendo a qualidade de vida da futura geração.

Visando a elaboração de instrumentos de intervenção, e conhecimentos importantes quando da tomada de decisão, surge a Gestão Ambiental, que deve integrar a informação ecológica ou ambiental à tomada de decisões técnicas, econômicas e políticas. Trata-se de um aspecto funcional da gestão de uma empresa, de uma cidade, de município, de um bairro, que desenvolve e implanta as políticas e estratégias ambientais necessárias para um desenvolvimento econômico viável, sem comprometer o meio ambiente, desenvolvendo as atividades sem comprometer a sustentabilidade.

Enfim, a gestão ambiental diz respeito à administração do meio ambiente direcionada aos recursos naturais, procurando alinhar toda a organização dentro do objetivo comum que é preservação e/ou conservação, ou seja, deve então, proporcionar condições socioeconômicas, institucionais e culturais que estimulem o uso racional dos recursos ambientais, reduzindo o consumo.

Assim, a ideia da sustentabilidade vem sendo utilizada como instrumento de crescimento local nas comunidades com grande disponibilidade de recursos naturais, estando em evidencia neste texto, o Bairro Ataíde, localizado no município de Vila Velha. Em entrevista à Gazeta Comunidade, o Senhor João Manoel dos Santos, idealizador do projeto, mostrou o trabalho voluntariado desenvolvido por 10 moradores que atuam já há um ano fabricando sabão em barra com óleo de cozinha usado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com