TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Didática

Monografias: Prática Didática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Projeto de Prática

“Práticas Pedagógicas do Professor que atua na Educação Básica”

Programa Especial de Formação Pedagógica – R2 Química

Disciplina: Didática e Metodologia do Ensino de Química

Aluna: Rafaela Galbeiro

RA 1116268

Turma DGRQ1301SRPP

Introdução

A construção da identidade profissional possui relações estreitas com o ambiente de formação oferecido. Nesse sentido, formar professores é estimular o pensamento crítico-reflexivo e fornecer aos professores meios para que haja o desenvolvimento da autonomia e colaboração, “estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vista à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional.”

O maior desafio que se coloca atualmente para a formação de futuros professores é a implementação de programas voltados para a formação crítico-reflexiva. Não basta adotar a reflexão como bandeira, é preciso saber como interagem as crenças dos professores em formação, para que se inicie um processo de formação reflexiva.

O contexto de formação de professores apresenta vários desafios: articular teoria e prática, implementar a prática reflexiva, ainda, administrar os conflitos que emergem deste processo. Nesta perspectiva, a prática crítico-reflexiva se coloca como maior desafio neste contexto, pois demanda do formador de professores habilidades para criar estratégias que auxiliem no desenvolvimento de seus alunos. Mas para que o formador de professores consiga articular tal situação, sem ser autoritário diretivo, é necessário que ele tenha oportunidades de refletir sobre a própria prática.

Neste trabalho de prática, realizou-se entrevista com professores do ensino público e privado a fim de comparar suas percepções sobre o papel do educador, o papel do aluno, o planejamento e o sistema educacional.

Desenvolvimento

Entrevista 1 - Ensino Público

Entrevista 2 - Ensino Privado

1) O papel do professor vai além do conhecimento técnico, que apenas atende às prescrições curriculares. O professor deve ser mediador do processo de ensino e aprendizagem, fornecendo ferramentas nas quais os alunos descubram o conhecimento por si mesmo.

2) O papel do aluno é de atuante na construção do conhecimento.

3) O modelo utilizado é Construtivismo.

4) Sim. Devem-se levar em consideração as condições emocionais, sociais e econômicas do aluno, pois esses fatores interferem no processo de aprendizagem.

5) O planejamento é recebido praticamente pronto do material didático utilizado. Realizamos algumas adaptações para a realidade do colégio e da sociedade em que o mesmo está inserido.

6) Divido a aula em partes: 1° apresentação dos objetivos da aula; 2°abordagem geral do assunto à partir de conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, utilizando exemplos do dia-a-dia ou experimentos; 3° explicação teórica; 4° exercícios; 5° Desafio sobre o assunto.

7) A estratégia é escolhida de acordo com a dinâmica da turma e a sociedade em que a mesma está inserida. Nem sempre podemos adotar a mesma estratégia para diferentes turmas. Procuro associar a aula com um prato de comida, ela deve ser atraente.

8) O Colégio é semestral, onde são ministradas duas provas (obrigatórias) e atividades, nas quais o professor escolhe a melhor maneira de desenvolvê-las. Na disciplina de Química, costumo aplicar atividades de laboratório.

9) Preparo apostila e atividades extras diferenciadas, além de ministrar um plantão de dúvidas.

10) Formar o cidadão para atuar na sociedade, trabalhando em grupo e respeitando as diferenças.

Análise das Respostas

Ao analisar as respostas das professoras do ensino publico e privado, percebe-se que ambas as professoras concordam que o papel do professor vai além do que é previsto em currículo. O professor tem papel fundamental na formação de aluno, mas, sobretudo, na formação cidadãos críticos e participantes na sociedade. E também concordam que o aluno é sujeito ativo na construção de seu próprio conhecimento.

Quando perguntadas sobre a teoria ou modelo pedagógico na qual elas seguem, observa-se que a professora do ensino publico não diz seguir nenhuma teoria ou modelo, porém em sua resposta observa-se características do modelo construtivista que concorda com o modelo usado pela professora do ensino privado. Segundo Piaget, a criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos. Por isso, não adianta ensinar a um aluno algo que ele ainda não tem condições intelectuais de absorver. Ou seja, o trabalho de educar não deve se limitar a transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno. Por isso, importante é não apenas assimilar conceitos, mas também gerar questionamentos, ampliar as ideias.

Ao responderem sobre o contexto social, político e econômico no qual se inserem seus alunos e se estes contextos interferem em suas praticas, podemos observar que a professora do ensino publico ressaltou que 30% de seus alunos tem desenvolvimento abaixo da média devido ao contexto social desestruturado em que vivem, o que não foi relatado pela professora do ensino privado, já que seus alunos apresentam melhor condição social e portanto não existem muitos problemas socioeconômicos inseridos em suas vidas, o que facilita no processo de aprendizagem. Porém ambas professoras concordam que os problemas sociais e econômicos interferem na aprendizagem dos alunos.

Em relação ao planejamento de ensino desenvolvido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com