TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Docente

Exames: Prática Docente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

PRÁTICA DOCENTE: MOMENTO DE REFLEXÃO

Quando falamos em prática docente, lembramos da tríade: Prof°/aluno/ conhecimento que está diretamente ligada a condicionantes sociais e psicológicos que constituem o ensino viabilizado pela prática docente, é preciso que professores construam uma metodologia diferenciada e de muita qualidade e atitudes.

O segredo da renovação de nossas escolas, no sentido de se adaptarem às novas exigências da formação e da educação, do ensino e da aprendizagem, em mudanças profundas e aceleradas, passa por uma mudança qualitativa, radical, dos professores. Não se trata apenas de saber mais, mas de um saber qualitativamente diferente que assenta numa atitude e numa maneira de ver diferente (ALARCÃO e TAVARES, 2003).

O professor é ator principal no palco de sua profissão, nos processos de ensino e aprendizagem e como nos diz Gómez (2001), como um profissional que reflete criticamente sobre a prática cotidiana a fim de compreender as características específicas daqueles processos, bem como sobre o contexto em que o ensino tem lugar para que possa, assim, facilitar o desenvolvimento autônomo e emancipado dos participantes do processo educativo.

Tornamo-nos professoras [professores] tanto pela apropriação e reprodução de concepções já estabelecidas no social e inscritas no saber dominante da escola (permanência), quanto pela elaboração de formas de entendimento da atividade docente nascidas de nossa vivência pessoal com o ensino, nas interações com nossos alunos, e do processo de organização política, com nossos pares, em movimentos reivindicatórios (FONTANA, 2000, p. 44).

A atuação do docente é complexa, não basta apenas ter formação na área de pedagogia, ou outras licenciaturas que competem o mesmo a estar em uma sala de aula, ou apenas ter o domínio do conteúdo e de algumas técnicas pedagógicas, é preciso ultrapassar esses limites e ir além, como lembram Alarcão e Tavares (2003) na epígrafe acima, é preciso que os professores construam um saber qualitativamente diferente, assentado em atitudes e maneiras de ver diferentes para que a escola possa ser renovada. Acreditamos que pela reflexão, individual e coletiva, sobre a prática docente é possível chegarmos a esse saber qualitativamente diferente, pois reconhecemos o professor como a figura central no processo educativo, mas estendemos esta responsabilidade de aprendizado também às instituições, seus demais atores e gestores, recomendando empenharem seu esforço, entusiasmo e criatividade e participarem ativamente do processo educativo. Desse modo, vemos a escola como um local de permanente aprendizagem de todos os atores em contínua interação produtiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com