TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Pedagógica Matemática

Monografias: Prática Pedagógica Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Iniciando a análise do livro, foi realizada a identificação do livro considerando os autores, o ano do ensino médio ao qual se destina o ano de publicação, a edição e se fez parte do PNLD. O livro escolhido é de autoria de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz, se destina ao 2ª série do Ensino Médio, foi publicado em 2010, sendo analisada a 6ª edição a qual não faz parte do PNLD.

ESTATÍSTICA.

Ao realizar a análise, percebe-se que todos os campos da matemática escolar são abordados. Em relação aos conteúdos, esses são trabalhados de forma igual quando comparados, alguns com uma introdução especial, outros considerando a parte histórica e outros assaltando atividades cotidianas. Os conteúdos são divididos em blocos, onde cada um é trabalhado de acordo com os conceitos envolvidos. Foi possível verificar que os conteúdos estão adequados para a segunda série de ensino médio, porém não indicam articulação entre um e outro, estando separados em blocos para trabalho individual, aparentemente sem ligação. Nesses conteúdos, pode-se perceber que a abordagem inicial é realizada por meio de uma contextualização, de forma dinâmica, apresentado através de histórias ou exemplos do cotidiano, visando a motivação do aluno para novas descobertas e o interesse pelo conteúdo. Em um segundo momento, o foco acontece de maneira expositiva. Por exemplo, na abordagem de Estatística, as autoras trabalham com o propósito desse conteúdo fazendo uma relação entre o que se respira ao ar livre e em ambientes com ar condicionado, através de gráficos e legendas. Os conteúdos são divididos em pequenos blocos, que ao final apresentam exercícios resolvidos e problemas para resolução. Ainda, para cada conteúdo abordado, existe uma sugestão de como trabalhar com softwares computacionais. No bloco que se refere à Estatística, o autor sugere um trabalho com planilhas eletrônicas através da construção de tabelas, e faz uma referência quanto à disciplina de física em que apresenta um texto com o título “A dança das micropartículas”. Em alguns capítulos as autoras têm a preocupação de retomar conceitos estudados anteriormente. Os exercícios são apresentados de maneiras variadas. Ao abordar o conteúdo de Estatística, as atividades propostas envolvem a construção de gráficos a partir de informações fornecidas pelo enunciado ou, então, para que a partir do gráfico ou tabela sejam retiradas informações. Ainda neste capítulo, há a preocupação em desenvolver a habilidade de argumentação e de tomada de decisões através de uma lista com oito exercícios que pedem respostas dissertativas. O encerramento das atividades, acontecem por meio de seções tituladas „Saia dessa‟, „Para Recordar‟, „Calculadora‟, „Cálculo Rápido‟ e „Palavras Chave‟ as quais têm por objetivo desafiar o aluno, retomar conceitos vistos anteriormente, bem como fazer um breve resumo do que foi estudado.

Ao final de alguns problemas os autores propõem uma inteiração professor-aluno como nos exercícios em que, ao final de uma lista de problemas aparece uma sugestão para que o professor converse com os alunos sobre “crítica do ponto de vista matemático”, uma seção que visa uma discussão sobre um tema, como uma imagem em 3D, por exemplo, em cima de um conteúdo matemático. Da mesma forma, nesse mesmo capítulo há uma sugestão de interação aluno-aluno, com uma proposta de atividade onde o aluno deve criar um exercício ou uma série de perguntas que possam ser respondidas por meio de gráficos, sendo que após esse primeiro momento o professor deve intervir no trabalho solicitando aos alunos que socializem suas perguntas e discutam sobre elas. A teoria aparece bem delimitada no livro, não apresentando equívocos conceituais, e nem exemplos ou comparações que possam desencadear dúvidas no entendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com