TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Educacionais - Unidade 3

Pesquisas Acadêmicas: Práticas Educacionais - Unidade 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 4

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal n°. 9.394/96, consolida e amplia o dever do poder público para com a educação em geral e, em particular, para com o ensino fundamental. Reforça também a necessidade de se propiciar a todos a formação básica comum, o que pressupõe a formulação de um conjunto de diretrizes capaz de nortear os currículos e seus conteúdos mínimos. Dessa forma, têm-se os Parâmetros Curriculares Nacionais que:

Resposta Selecionada: b.

Constituem um referencial de qualidade para a educação no ensino fundamental em todo o País.

Resposta Correta: b.

Constituem um referencial de qualidade para a educação no ensino fundamental em todo o País.

Feedback da resposta: Os PCN configuram uma referência nacional em que são apresentados conteúdos e objetivos articulados, critérios de eleição e seleção dos conteúdos, questões de ensino e aprendizagem das áreas, que permeiam a prática educativa de forma explícita ou implícita, propostas sobre a avaliação em cada momento da escolaridade e em cada área, envolvendo questões relativas a o que e como avaliar.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Os Referenciais Curriculares é o conjunto de reflexões de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores; desenvolvidos para aproximar a prática escolar às orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Assim, com base nos Referenciais para a Educação Infantil, a qualidade das experiências oferecidas, devem considerar as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a cinco anos e estar embasada nos princípios:

I. O respeito e à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.

II. O direito das crianças a escrever, garantindo o acesso à norma culta.

III. O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.

IV. O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

São verdadeiras as afirmações:

Resposta Selecionada: c.

I, III e IV

Resposta Correta: c.

I, III e IV

Feedback da resposta: Os Referenciais para a Educação Infantil estabelecem os seguintes princípios, dentre outros, para a qualidade das práticas dos professores:

O respeito e à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.

O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.

O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Segundo a Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial, cabe aos sistemas de ensino estabelecer normas para o funcionamento de suas escolas, a fim de que essas tenham as suficientes condições para elaborar seu projeto pedagógico e possam contar com professores capacitados e especializados. Pela Resolução CNE/CEB N° 2/01, são considerados professores capacitados para atuar em classes comuns com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais aqueles que comprovem que, em sua formação, de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos sobre educação especial adequados ao desenvolvimento de competências e valores para

I. perceber as necessidades educacionais especiais dos alunos e valorizar a educação inclusiva;

II. flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento de modo adequado às necessidades especiais de aprendizagem;

III. avaliar continuamente a eficácia do processo educativo para o atendimento de necessidades educacionais especiais;

IV. atuar em equipe, inclusive com professores especializados em educação especial.

É correto o que se afirma em

Resposta Selecionada: d.

I, II, III e IV.

Resposta Correta: d.

I, II, III e IV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com