TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Integrativas Orientais

Por:   •  20/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO 100% ONLINE[pic 1][pic 2]

CURSO

NOME

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

TERAPIAS INTEGRATIVAS ORIENTAIS

CIDADE

2023[pic 3]

NOME

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

TERAPIAS INTEGRATIVAS ORIENTAIS

Trabalho apresentado à Universidade UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas norteadoras do semestre letivo.

Tutor (a): INSERIR NOME

CIDADE

2023[pic 4]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 ATIVIDADE PROPOSTA 01        5

2.2 ATIVIDADE PROPOSTA 02        6

2.3 ATIVIDADE PROPOSTA 03        7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

        

[pic 5]

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta o relatório de aula prática desenvolvido com base nas determinações pressupostas e possui os seguintes objetivos: conhecer e praticar técnicas relacionadas às práticas integrativas orientais; associar a teoria com a aplicação prática das práticas integrativas orientais, desenvolvendo raciocínio clínico para aplicação das técnicas de forma eficaz; e conhecer a aplicação clínica das técnicas propostas para públicos com diferentes necessidades.

As Terapias Integrativas são caracterizadas como práticas terapêuticas que consideram o paciente de forma individual e holística, de modo a buscar-se a harmonia e o equilíbrio do mesmo, de forma autoeducativa e sem a utilização de medicamentos. Na atualidade, esse tipo de terapia é muito utilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), para o tratamento de diversas patologias (CORRÊA; ARAÚJO; MENDES, 2020).

Diante disso, para o cumprimento dos objetivos elencados, foram realizadas pesquisas bibliográficas, além do material disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem, e do conhecimento adquirido ao longo do curso. Assim, a presente atividade prática será apresentada em etapas, seguindo todas as orientações da universidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ATIVIDADE PROPOSTA 1 – Aprofundamento do estudo sobre Medicina Tradicional Chinesa  

ETAPA 01 - Você deverá criar uma tabela explicando a teoria yin e yang (seus princípios, características físicas, natureza da manifestação e transformação):

[pic 6]

ETAPA 02 - Criar uma tabela para a teoria dos cinco elementos, onde conste cada um dos cinco elementos, estação do ano, fator climático, fases da vida, cor, sabor, órgãos, vísceras, emoção, órgãos do sentido e tecido.

TEORIA DOS CINCO ELEMENTOS

Madeira: fígado e a vesícula biliar; representa o crescimento, dobra, infância, expansão, primavera, e o sabor azedo.

Fogo: coração e intestino delgado; representa o calor, a iniciativa, o erguer, o verão e o sabor amargo.

Terra: baço, pâncreas e estômago; representa a fertilidade, maturação, colheita, o núcleo interno (centro), a estabilidade, o final de verão, e o sabor doce.

Metal: pulmão e intestino grosso; representa a reflexão, mudança, morte, outono e o sabor picante.

Água: rins e bexiga; representa o fluxo, clareza, frio, nascimento, inverno, e o sabor salgado.

2.2 ATIVIDADE PROPOSTA 02 – Aplicação da auriculoterapia.

Caso 1. Mulher de 25 anos relata que os sintomas de tensão pré-menstrual (TPM) têm incomodado bastante, também apresenta nervosismo/raiva, cefaleia e tensão.

[pic 7]

Caso 2. Homem de 35 anos relata que está trabalhando muito nas últimas semanas, está estressado e preocupado, apresenta alterações digestivas, cefaleia e cansaço.

[pic 8]

Caso 3. Mulher de 35 anos está acima do peso e realizando acompanhamento para perder peso, porém relata que está muito ansiosa e descontando este sentimento na comida.

[pic 9]

2.3 ATIVIDADE PROPOSTA 03 – Moxabustão e ventosaterapia

  1. Qual a sequência você usaria as 3 técnicas citadas? Por quê?

Conforme indicado pelas instruções, o tratamento será iniciado por uma sessão de shiatsu, de modo a reequilibrar a energia corporal, e maiores resultados nas terapias posteriores. Na sequência, será realizada a ventosaterapia, e finalizado com a moxabustão.

  1. Qual a técnica/maneira que optaria pela aplicação da ventosaterpia? Explique.

A ventosaterapia neste paciente seria aplicada na região dos ombros e das costas, mais precisamente na região do trapézio, pois o paciente tem pressa e precisa solucionar suas dores nos ombros e seu cansaço para uma reunião na parte da noite.

c) Como realizar a aplicação da moxabustão neste caso? Existe algum ponto específico que considera importante sua aplicação? Explique.

Para este paciente, optou-se pela Moxabustão indireta utilizando o bastão de A. vulgaris. Do mesmo modo, pela pressa do paciente também poderá ser utilizado a Moxa elétrica, que será aplicada nas regiões onde o paciente sente dor. Assim, os procedimentos serão explicados para o paciente e ele escolherá a melhor técnica a ser realizada de acordo com os seus imediatos interesses.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerando o exposto, ressalta-se que os objetivos desta atividade prática foram alcançados no decorrer do trabalho, possibilitando o(a) acadêmico(a) reflexões importantes sobre a prática profissional, assim como a aplicabilidade dos conteúdos teóricos estudados no semestre.

Assim, destaca-se que a experiência de construção desse trabalho possibilitou reflexões significativas sobre as disciplinas estudadas no semestre, oportunizando a aplicação prática dos conteúdos abordados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (359 Kb)   docx (316.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com