TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Pedagógicas

Dissertações: Práticas Pedagógicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 5

2- RELATÓRIO DA REUNIÃO PEDAGÓGICA RELACIONADA AO FILME GLADIADOR E AO TEXTO ATITUDES DE MUDANÇA PESSOAL DE JOSÉ MANUEL MORAN (2000).

Dentro de uma reunião pedagógica pode-se compreender a função do coordenador pedagógico, profissional este de muita importância que precisa ir além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores, tendo que se manter sempre atualizado, buscando sempre novas fontes de informação, e preparando para mudanças, colocando se pronto a motivar sua equipe. O coordenador pedagógico deve ser aquele que acompanha os professores no planejamento, na atuação em sala de aula, possibilitando ao educador encontrar atitudes, ações, mediações e intervenções que venham facilitar o desenvolvimento dos alunos. Pude observar também que o gestor é o responsável pela liderança do grupo, mas sem aquela pretensão de que “eu mando”, e que o clima organizacional da reunião é muito favorável e harmonioso. O relacionamento entre os professores e amigável, com respeito e cumplicidade, sentem-se a vontade para expressar suas ideais e às reuniões acontecem uma vez a cada quinze dias semana com a presença do coordenador pedagógico, dos professores e gestor; as decisões tomadas durante a reunião são partilhadas entre todos. A responsabilidade é do grupo que se compromete a desempenhar ações, colaborar no processo de ensino aprendizagem juntamente com toda a comunidade escolar. As decisões tomadas para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem são o comprometimento total com o aluno no processo da aprendizagem e na sua formação como sujeito ativo e autônomo na sociedade em que está inserido. Podemos dizer que o encontro foi produtivo e enriquecedor, pois todos os comentários de cada um percebe-se que houve crescimento pessoal e profissional.

Assistir ao filme “O Gladiador” fez perceber uma enorme relação com o trabalho pedagógico elaborado na escola, pelo corpo docente e direção.

Quando começa o filme, Maximus é um general de Roma que lidera um exercito. Com algumas estratégias, como o uso de palavras incentivadoras em meio a discursos para os seus liderados, consegui seus objetivos. A forma que ele usa para demonstrar que o líder está junto até o momento da luta pelos seus objetivos, é quando ele grita “fique comigo”. Os liderados se sentem motivados, mesmo estando em condições de extrema tensão: guerra, distância da família, morte de companheiros e risco de morrer. Ele tem firmeza, sabedoria, justiça, coragem e devoção, que são importantes para ser líder.

O bom líder faz com se seus liderados se desempenhem da melhor forma possível, ele precisa ter sabedoria para liderar mesmo em condições de muita tensão e é nesse momento que aparece toda a desenvoltura do verdadeiro líder.

03

Quando Maximus se torna escravo Gladiador ele mantém as mesmas características de liderança do inicio do filme, só que em condições muito piores. Mesmo percebendo que está em desvantagem de armas e em numero de pessoal, consegui manter o mesmo nível de liderança para adquirir os seus objetivos. No começo das lutas no Coliseu Maximus propõem um trabalho em grupo para lutar e vencer a primeira batalha, e sabendo que está em desvantagem pela quantidade de lutadores e a desigualdade armas, ele comanda os ataques e consequentemente conquistava confiança de seus liderados. Nos momentos em que a tensão tomava conta e mesmo provocado consegui não perder a razão e mantém a calma para resolver os problemas. Assim deve ser o líder, mesmo estando sob forte tensão, dentro de uma empresa ele tem que se manter calmo e firme, para conseguir manter a liderança mesmo se estiver com um grupo de liderados menor do que o necessário para realizar determinada tarefa, é nesse momento que o líder deve saber distribuir o trabalho, ser mais eficiente para um melhor rendimento. O General Maximus representa um líder ideal para uma equipe de sucesso, isto por que ele reconhece e acredita que sua luta é para o bem comum de todo o povo, e é este tipo de coordenador pedagógico que necessitamos para as nossas escolas, os que acreditam que sua luta também irá contribuir para ajudar a várias pessoas na conquista de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com