TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-Projeto Sobre Educação Sexual

Artigo: Pré-Projeto Sobre Educação Sexual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS MINISTRO REIS VELOSO

BACHARELADO EM BIOMEDICINA

FRANCISCO LUAN RIBEIRO DE MORAIS

FRANCY WALTÍLIA CRUZ ARAÚJO

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL DURANTE A ADOLESCÊNCIA

Parnaíba

2014

FRANCISCO LUAN RIBEIRO DE MORAIS

FRANCY WALTÍLIA CRUZ ARAÚJO

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL DURANTE A ADOLESCÊNCIA

Trabalho para obtenção de nota na disciplina de Metodologia Científica do curso de Bacharelado em Biomedicina da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Veloso.

Profº Emanuelle Morais

Parnaíba

2014

RESUMO

A adolescência é um período de transição marcado por uma grande vulnerabilidade, onde encontramos um número assustador de jovens que começaram suas atividades sexuais muito cedo e, na maioria dos casos, sem informações importantes sobre tais atos. É nessa fase que o jovem busca a sua identidade, satisfação, prazer, e encontra no sexo um dos fatores que lhe proporciona isso. O adolescente deve ser orientado desde cedo sobre os riscos inerentes às relações sexuais como, por exemplo, a contaminação por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e os riscos de adquirir uma gravidez precoce indesejada. Para isso eles devem contar com a escola e familiares, sendo estes os principais influenciadores no processo de orientação para uma vida sexual saudável, o problema é que muitas vezes estes contribuintes encontram-se despreparados quando o assunto trata de sexualidade, ou, simplesmente, os jovens não procuram tais diálogos devido à falta de confiança.

Descritores: Adolescente; Gravidez; DST; Educação Sexual; Sexualidade

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...............................................................................................4

PROBLEMATIZAÇÃO....................................................................................5

JUSTIFICATIVA..............................................................................................6

HIPÓTESE......................................................................................................7

REVISÃO DA LITERATURA...........................................................................8

OBJETIVOS....................................................................................................9

METODOLOGIA............................................................................................10

REFERÊNCIAS ............................................................................................11

ANEXOS........................................................................................................12

INTRODUÇÃO

A adolescência é um período de transição entre a infância e a idade adulta, que se caracteriza por um intenso crescimento e desenvolvimento, que é manifestado por marcantes transformações anatômicas, fisiológicas, psicológicas e sociais. Esse amadurecimento tanto físico como biológico, influencia em todo processo psicossocial da formação da identidade do adolescente. Um dos problemas enfrentado pelos adolescentes é a discursão sobre o assunto com seus pais ou responsáveis. Profissionais da educação, na sua maioria, não sabem como tratar desses assuntos com os seus alunos. O papel que o adolescente vem assumindo no campo social, durante a prática da sexualidade, pode representar risco à sua saúde. Isso se dar por quererem cumprir o papel de ser homem e/ou mulher. Os adolescentes, no entanto, têm que se tornarem mais maduros/responsáveis e adquirir mais conhecimentos sobre a sexualidade, pois podem estar sujeitos a contraírem DST’s ou até mesmo desenvolverem uma gravidez indesejada nesse período de 10 a 19 anos.

PROBLEMATIZAÇÃO

O fato de que pais, responsáveis ou até mesmo profissionais da educação não saberem lidar da melhor maneira sobre o tema de sexualidade, faz com que a educação sexual durante a adolescência seja de suma importância. Se houvesse uma melhor comunicação, melhor esclarecimento sobre o assunto focando em suas possíveis consequências, no caso as DSTs e a gravidez indesejada, e suas medidas preventivas para que isso não ocorresse, será que poderia diminuir o número de casos de doenças sexuais e gravidez na adolescência? Será que eles passariam a se tornar mais responsáveis pelos seus atos, após uma educação sexual?

A educação sexual ela parte dos profissionais da saúde e educação, desde que profissionais da educação sejam capacitados, e que haja um posicionamento dos pais sob a educação dos seus filhos, pois, caso contrário, seria outro problema a ser resolvido.

JUSTIFICATIVA

É certo que atualmente o tema “Sexualidade” tem muito mais visibilidade do que há alguns anos, mas não tem sido suficiente para uma grande disseminação de informações para um público alvo, sendo que alguns não têm acesso a estes informes.

Os benefícios de inserir temas relacionados coma sexualidade no contexto educacional são indiscutíveis, pois é um meio que, quando está devidamente preparado, é altamente capacitado para divulgar esclarecimentos consistentes e de qualidade sobre determinado assunto.

Obtendo-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com