TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-Sal terá superbase em Itaguaí

Resenha: Pré-Sal terá superbase em Itaguaí. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Resenha  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  478 Visualizações

Pré-Sal terá superbase em Itaguaí

A cúpula da Petrobras já decidiu: Itaguaí será a principal base de apoio marítimo à exploração da maior riqueza brasileira, o óleo do Pré-Sal. Com isso, Macaé (RJ) continuará importante, ao mesmo tempo em que Santos também irá crescer. Mas em Itaguaí é que serão concentradas as atividades de suporte ao Pré-Sal - o que, em se tratando de Petrobras, significará o investimento de alguns bilhões de dólares. Uma das razões é a infra-estrutura do local, cada vez mais relevante e, outra é a localização: está no Rio, mas do lado Sul, próximo de São Paulo; esses dois estados devem concentrar a maior parte das jazidas do Pré-Sal.

Como em Macaé, haverá portos para navios supridores e barcos de apoio; base para helicópteros e oficinas mecânicas - talvez até um estaleiro de reparos. Tudo hipertrofiado, bem ao estilo do Pré-Sal.

A região de Itaguaí/Mangaratiba/Angra dos Reis tem o porto comercial - com área de containeres e granéis; disporá do estaleiro de submarinos da Marinha; terá terminais de Eike Batista e de outros grupos privados. Nas proximidades está o estaleiro Brasfels, de Angra dos Reis, diveros terminais de minério, inclusive da Vale e ainda a super siderúrgica CSA do grupo alemão Thyssen. Tudo isso deverá criar uma concentração de empresas, ou um cluster , facilitando a oferta de serviços e produtos.

***Por Sérgio Barreto Motta

http://netmarinha.uol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26099:pre-sal-tera-superbase-em-itaguai-&catid=8:ultimasnoticias&Itemid=7

18

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com