TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-operatório

Monografias: Pré-operatório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

É nesta fase que surge na criança a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, esta substituição é possível conforme Piaget, graças à função simbólica. Neste estagio a criança já não depende unicamente de suas sensações, de seus movimentos, mas já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o objeto ausente), o significado é importante ressaltar o carácter lúdico do pensamento simbólico. Assim este estágio é também muito conhecido como o estágio da Inteligência Simbólica.

Para cada fase do desenvolvimento motor são indicados estágios com idades cronológicas correspondentes esperadas. Estes estágios estarão intimamente ligados ao processo afetivo e cognitivo vivido pela criança, pois tais processos são integrados e qualquer atividade motora interfere, gera ou depende de uma atividade cognitiva, que por sua vez ressoa no afetivo dessa criança.

02 a 04 anos

Entre 2 a 4 anos a criança aprende observando e reproduzindo o que vê. Daí a importância de se aproveitar deste processo para que ela possa se desenvolver da forma apropriada. Pois, essa é a idade típica em que a criança usa o choro para dormir, tomar banho, pentear o cabelo, vestir roupa, tem dificuldades em largar as fraldas, etc…

Use o “teatro” como forma de valorizar cada tarefa que seu filho precise fazer.

Se a criança não gosta de tomar banho, escolha algum bichinho de borracha, que possa ir ao banho com ele, ou algum boneco, e diga que ele irá ensinar o boneco a tomar banho. Lembrando que tudo que é feito com crianças deve ser “levado” dessa maneira, com estímulos e empolgação.

Para colocar roupa. Deixe sempre um boneco ou bichinho perto dele e diga que ele irá ensinar o boneco a trocar de roupa. Converse você com o boneco e diga que o boneco irá aprender com seu filho, etc…

Se tem dificuldades em tirar as fraldas… Escolha, por exemplo, uma boneca ou bicho de pelúcia e diga que agora, ela irá ensinar à boneca/bichinho como se faz cocô no vasinho. “Converse” com a boneca/bichinho e diga que irá aprender com seu filho(a). Coloque a boneca/bichinho no chão, do lado do peniquinho.

Se a criança é difícil de sentar para comer… Escolha algum boneco que ele tenha ou bichinho de pelúcia e diga que agora o bichinho irá aprender com ele, como se come, pois o bichinho não sabe. Coloque o bichinho em frente a ele, perto de algum móvel e deixe seu filho à vontade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com