TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicogenética

Pesquisas Acadêmicas: Psicogenética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Psicogenética

Psicogenética aborda o desenvolvimento cognitivo mediante um sistema de transformações contínuas que implicam numa evolução das funções psicológicas que geram mudanças na capacidade de interação com o meio. Explica o conhecimento não como algo predeterminado nas estruturas internas do indivíduo ou nas características dos objetos, mas como uma construção efetiva e contínua entre o indivíduo e o meio. O contato com a abordagem histórico-cultural da escola de psicologia e com sua forma de conceber a criança, as relações entre aprendizagem e desenvolvimento, o papel do educador e da escola , o papel da atividade humana mediada pelos sistemas de signos e pelos instrumentos técnicos na construção de formas humanas de pensamento e de inserção no mundo foram legitimando e fundamentando teoricamente as dúvidas já "sentidas mas ainda não compreendidas" a respeito dos limites e possibilidades apresentadas pela teoria de Piaget.

Na acomodação, o organismo se transforma para poder lidar com o ambiente na simulação muda o objetivo para se tornar parte do organismo. Então, para que haja adaptação é necessário um equilíbrio razoável entre dois processos os quais mesmo tendo conceitos diversos, são inseparáveis na realidade concreta de qualquer evento adaptativo. Estão sempre presentes nas experiências da percepção do indivíduo e em toda conduta inteligente.

Portanto, podemos perceber que para Piaget, o desenvolvimento é uma equilibração progressiva, uma passagem continua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior, com isso a equilibração do conhecimento é primordial para nossa aprendizagem.

“Gesto é o signo visual inicial que contém a futura escrita da criança, assim como uma semente contém um futuro carvalho (Vygotsky 2000).”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com