TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  27/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.580 Palavras (11 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE

Laureate International Universities

CURSO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

MÁRCIA CRISTINA PEREIRA BOTTO

DEPENDÊNCIAS TECNOLOGICAS E RELAÇÕES ENTERPESSOAIS

MANAUS

2016

MÁRCIA CRISTINA PEREIRA BOTTO

DEPENDÊNCIAS TECNOLOGICAS E RELAÇÕES ENTERPESSOAIS

Pré-projeto: Disciplina Metodologia de pesquisa do Curso de Pós-Graduação em Psicologia organizacional e do trabalho faz parte das avaliações parciais da disciplina.

Orientadora: Marivan Tavares

MANAUS

2016

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

1.1        Tema        

1.2        Delimitação do tema        

1.3        Justificativa        

1.4        Formulações do Problema        

1.5        Hipóteses        

1.6        Objetivo        

1.6.1        Obejtivo geral:        

1.6.2        Objetivos específicos:        

2        REFERENCIAL TEÓRICO        

3        METODOLOGIA        

4        CRONOGRAMA        

5        REFERÊNCIAS        

1   INTRODUÇÃO

        Vive-se uma época de muitas facilidades e regalias, especialmente no campo tecnológico, fato observado quando se vê a quantidade de artefatos eletrônicos e a grandiosidade de como facilitam o nosso cotidiano, lê-se as notícias em tempo real, conversa-se com pessoas que estão do outro lado do mundo, pesquisar e publicar trabalhos acadêmicos, e etc. Estes fatores pertencem a um universo muito peculiar e que cada vez mais vem se expandido: a internet.

        Outro campo em grande crescimento é o dos jogos eletrônicos, com gráficos cada vez mais realistas. Eles tornam esse contato com o virtual cada vez mais atraente e frequente para as crianças, adolescentes e adultos. É inegável o lado positivo desses padrões cibernéticos, porém é necessário falar, refletir sobre uma realidade ainda obscura para a maioria da população, o lado danoso da prática tanto da internet, dos jogos eletrônicos, das tecnologias em geral.

        Algumas pessoas acham exageradas essas reflexões, mas sintomas específicos já são catalogados, estudos de neuroimagem mostram alterações estruturais e funcionais no cérebro de usuários dependentes, existem centros especializados nos Estados Unidos, países da Europa e Asia.

  1. Tema

Dependências tecnológicas

  1. Delimitação do tema

As dependências tecnológicas e as fases do desenvolvimento humano influenciando nas relações interpessoais.

  1. Justificativa

        O grande número de pacientes que chegam aos consultórios com a demanda referente às dependências tecnológicas, assim como os que chegam com queixas de outras comorbidades como: depressão e transtorno de humor bipolar, transtorno de ansiedade e TDAH causadas pelo uso inadequado das tecnologias. O mundo de aparelhos cada vez mais avançados coloca cada vez mais envolvidos com internet, redes sociais, aplicativos etc, o que implica numa perda da qualidade das relações interpessoais.

        Um fator que tem dificultado os profissionais no diagnóstico e tratamento é a falta de publicações e ferramentas que auxiliem na identificação dos sintomas e na condução de uma abordagem terapêutica de forma mais eficaz no tratamento das dependências.

        Pesquisas como essa que abrange todos os níveis sociais, todas as faixas etárias, todos os níveis de escolaridade etc, é de fundamental importância para a sociedade, pois ajuda a construir um autorretrato desses usuários, contribuir para desmistificar certos conceitos e saberes popular. A sociedade tendo acesso a tais informações saberá reconhecer os sintomas assim que surgirem, saberá diferenciar um usuário problemático de uma dependência. Conhecendo as causas da dependência tecnológica os pais, por exemplo, irão se preocupar com os efeitos nocivos aos seus filhos, verificando como é o uso da internet e dos jogos eletrônicos no ambiente familiar, fazer uma correlação com o rendimento escolar, refletir sobre os horários e dias do uso das tecnologias, se preocupar com os conteúdos acessados, e etc.

        Para o usuário muitos questionamentos habitam no inconsciente no que diz respeito às dependências tecnológicas: O que? Como surge? Consequências? Tratamento? Tem cura? Portanto pesquisas como essas vêm para preencher uma lacuna.

  1. Formulações do Problema

        De que forma se dá o uso das tecnologias e em que fase do desenvolvimento humano este uso se torna mais evidente, enfático?

  1. Hipóteses

        A dependência tecnológica se evidência mais pelo uso de redes sociais em mulheres jovens e adultas.

        Nos adolescentes o uso de jogos pela internet de forma a causar uma dependência se evidência em adolescentes masculinos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com