TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Exames: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  8.027 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício capítulo 1

1- Você leu no texto que existem a Psicologia científica e a Psicologia do senso comum. Supondo que o seu contato até o momento só tenha sido a Psicologia do senso comum, relacione situações do cotidiano em que você ou pessoas com que convive usem essa psicologia.

R- A psicologia do senso comum é muito empregada por boa parte da sociedade, está relacionada com nosso cotidiano, onde é repassada por gerações. Comumente tendemos a caracterizar uma pessoa tímida, introvertida, calada, como uma pessoa antissocial; outro exemplo, é quando perdemos o autocontrole, ficando altamente estressada o senso comum caracteriza como histeria.

2- Conversem sobre Psicologia científica – sua matéria-prima e seu enfoque. Para isso, retomem as seguintes questões:

a)Qual a matéria-prima da psicologia?

R- A matéria-prima da psicologia é o homem em todas as suas expressões: as visíveis, o comportamento; as invisíveis, os sentimentos; as singulares, o que somos, porque somos homem-corpo, homem-pensamento, homem-afeto, homem-ação.

b) O que é subjetividade?

R- Em poucas palavras, é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, se comportar.de cada um; subjetividade é a individualidade de cada ser humano que se constrói conforme o seu desenvolvimento de vida: social e cultural; é o que nos diferencia de outra pessoa. É o mundo de ideias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações.

c)Por que a subjetividade não é inata?

R- Por que é construída aos poucos, ela precisa do mundo exterior para desenvolver-se. Apropria-se do material do mundo social e cultural;

d) Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica?

R- Por que Não são construídas no campo da Ciência, a partir do método e dos princípios científicos; estão em oposição aos princípios da Psicologia, que vê não só o homem como ser autônomo, que se desenvolve e se constitui a partir de sua relação com o mundo social e cultural, mas também o homem sem destino pronto, que constrói seu futuro ao agir sobre o mundo. As práticas místicas têm pressupostos opostos, pois nelas há a concepção de destino, da existência de forças que não estão no campo do humano e do mundo material.

3- Verifiquem quantas pessoas do grupo já procuraram práticas adivinhatórias. A partir da leitura do texto, discutam a experiência, e ao final, diferenciem essas práticas e do saber da Psicologia

R- Não temos nenhuma experiência. Porém, pegamos um exemplo da internet:

“Gente eu fui na cartomante, ela acertou tudo da vida das minhas amigas, ate da minha vida mesmo, inclusive eu perguntei a ela se meu namorado ja tinha me traido, ela disse que sim, umas três vezes, mas que já tem tempo, mas que ele no ato se arrependeu, gente na boa, todos os dias agora eu penso nisso.

O que fazer?

Acreditar ou não acreditar? eu nao posso falar com ele gente, pq ele me chamara de maluca,que to acreditando nessas coisas,ele nunca me deu provas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com