TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Ensaios: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  1.494 Visualizações

Página 1 de 2

2. De acordo com a história, o século XV marcou um período de transformações radicais na Europa, desencadeando um processo de valorização do homem. Pesquise sobre esse período e argumente sobre tais mudanças e suas implicações para a educação.

Este período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença movimento cultural simultâneo ao período da história européia que marcou o final da Idade Media e Moderna.

3. A partir da década de 70, duas tendências são disseminadas: construtivista (Piaget) e sociointeracionista (Vygotsky, Luria e Leontiev). Explique por que motivo tais tendências tomam corpo nessa época.

Preocupados em apresentar uma resposta teórica que sintetizava as duas formas de conceber o psiquismo humano.

4. Explique as principais contribuições da Psicologia quanto à compreensão sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana.

Com a compreensão da psicologia pode ser estudo cada desenvolvimento que o ser humano passa todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional, social e moral, desde o nascimento até a idade adulta. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comum de uma faixa etária.

5. De acordo com o texto, algumas escolas em Psicologia deram origem às teorias que temos hoje. Caracterize as abordagens abaixo, evidenciando seu posicionamento individual:

1. Conhecer os aspectos do desenvolvimento físico e motor é de extrema importância para todo educador. Escreva por quais motivos esse conhecimento é necessário na prática educativa e dê exemplos de situações nas quais podemos utilizá-los.

Quando se refere ao desenvolvimento físico e motor, lembra se das faixas etárias por isso que é muito importante um educador entender sobre esse assunto, pois somente assim saberá compreender seus alunos, principalmente na hora de aplicar uma atividade, por ex: uma atividade que exige que os alunos correm não pode ser aplicadas em todas idades com o mesmo objetivo

2. Sabemos que o processo de crescimento é influenciado por fatores internos e externos ao organismo. A partir da leitura do fascículo e/ou outros textos pesquisados, escreva sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento pré-natal.

3. Explique o por quê da observação criteriosa do médico em relação aos reflexos de um recém-nascido.

4. Qual a necessidade de um educador conhecer o desenvolvimento motor da faixa etária com a qual está trabalhando? Em que a psicomotricidade pode contribuir para o desenvolvimento sadio de uma criança em idade escolar? Leia, pesquise em outras fontes, se necessário, e construa um pequeno texto, argumentando sobre esse assunto. (Mínimo de 15 linhas)

5. As características de crescimento e desenvolvimento físico na adolescência são fortemente influenciadas pela interação de fatores genéticos e ambientais. Pesquise em outras fontes sobre como acontece esse desenvolvimento e faça um esquema, contemplando as principais mudanças físicas ocorridas nessa fase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com