TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Artigos Científicos: Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

A Psicologia como o Estudo de Interações1 João Claudio Todorov2 Universidade de Brasília

RESUMO – O artigo analisa os problemas existentes em variedades de defi nições de Psicologia e expõe as vantagens, do ponto de vista da Análise do Comportamento, de defi nir-se Psicologia como o estudo de interações organismo-ambiente. As interações organismo-ambiente são tais que podem ser vistas como um continuum em que a passagem da Psicologia para a Biologia ou para as Ciências Sociais é muitas vezes uma questão de convencionar-se limites. A análise experimental do comportamento utiliza-se de contingências e de relações funcionais como instrumentos para o estudo de interações organismo-ambiente.

Palavras-chave: defi nição de Psicologia; análise do comportamento; interações; áreas da Psicologia.

Psychology as the Study of Interactions

ABSTRACT – The problems with the variety of defi nitions of Psychology are analyzed, and the advantages from the point of view of Behavior Analysis, on defi ning Psychology as the study of organism-environment relations. Such interactions can be seen as a continuum where the passage from Psychology to Biology or to Social Sciences is often a matter of convenience. The experimental analysis of behavior uses contingencies and functional relationships as tools for the study of organismenvironment relations.

Key words: defi nition of Psychology; behavior analysis; interactions; subdivisions of Psychology.

1 Reedição de texto publicado em 1989, no volume 5 número 3, na revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (pp. 347-356). O autor agradece as sugestões feitas por três autores anônimos. 2 Endereço: Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, DF. 70910.

Indiferentes às defi ciências das defi nições mencionadas, há os que se preocupam com uma defi nição que contente a mentalistas e a comportamentalistas. Para estes, a Psicologia seria o estudo do comportamento e da vida mental. Contudo, a reunião em uma mesma frase de dois termos indefi nidos não melhora uma defi nição. Em lugar de colocar um problema de cada vez, e contentar a pelo menos uma das partes, essa defi nição descontenta a um só tempo mentalistas e comportamentalistas. Preferimos, portanto, caracterizar a Psicologia desde um ponto de vista e tentar, depois, mostrar como essa caracterização é compatível com os variados tipos de atividades do psicólogo na atualidade dos anos 1980. Não afi rmamos que seja possível ou desejável uma tradução simples das várias linguagens e teorias correntes; estamos afi rmando que este trabalho é uma tentativa de caracterizar a Psicologia a partir do ponto de vista de uma análise do comportamento e de mostrar como o que se faz na área de Psicologia é compatível com essa caracterização.

Comportamento e Interação

Science, and psychology as part of it studies relationship. What, then, does psychology study in relation to responses? The answer seems to be: nearly every thing that can be related. (Marx & Hillix, 1963, p. 32).

A Psicologia estuda interações de organismos, vistos como um todo, com seu meio ambiente (Harzem & Miles, 1978). Obviamente não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com