TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ATPS DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

PROF RODRIGO SINNOTT

RIO GRANDE

ABRIL 2015

[pic 2]

Acadêmicos:

                                                                Aline E. Bastos Prieto                       6824497811

  Anderson Luis Cunha Neves              6658393727

                                                                Cristiane Ferreira Barreto                  6248224024

 Dayse Simões Barros                         6851405082

Jaqueline Lopes da Silva                    6824496834

Jéssica Rodrigues                               6822489267

Raquel Lopes Dias                             6659374652

Trabalho desenvolvido pelos acadêmicos, do 5º semestre do curso de Psicologia, para a disciplina de Ansupervisionado pela  Análise Experimental do Comportamento Prof Rodrigo Sinnott da Faculdade Anhanguera de Rio Grande.

                                                 

RIO GRANDE

ABRIL DE 2015

[pic 3]

INTRODUÇÃO

        Diante do desafio apresentado lemos o texto analise comportamental aplicada (ABA) um modelo para educação especial, elaboramos um texto com a opinião individual de cada componente dispondo no mesmo o nosso entendimento.

Análise de comportamento Aplicada e educação Especial[pic 4]

(Cristiane Ferreira Barreto)

        Entre tantos estudiosos, SKINNER foi o maior colaborador em analise do comportamento, sendo que seus estudos prevalecem até hoje.

        Nos anos de (1938 e 1950) tivemos um lançamento do livro, o comportamento dos organismos e logo em seguida a publicação do livro tem princípios da psicologia ( Keller and Schoenfeld).

        Que veio acrescentar vários outros métodos no estudo de Skinner. Os anos seguintes, Skinner complementou seus estudos com a nova publicação do livro Ciência e comportamento humano (Skinner, 1988/1953). A partir dai o público foi capaz de entender com êxito o funcionamento do comportamento,  sabendo como entender e lidar de forma eficaz o comportamento humano.

        Ainda na década de 50, muitas pesquisas foram realizadas com base na educação especial, e no comportamento delinquente, onde se teve inicio a criação de uma revista chamada Journal of Applied Behavior Analysis (JABA) de 1968.

        Esta revista teve bastante destaque com publicações na área de analises comportamental aplicada, a maior parte das pessoas que eram indicadas ao tratamento de educação especial foram os que apresentaram índices altos de atos falhos, (contato visual, habilidade de manter conversas, verbalizações espontâneas) acadêmicos (pré requisitos para leituras, escritas e matemática). Ou mesmo pessoas com atividades de vida diária (como habilidades de manter a higiene ou usar o banheiro).

        Estas mesmas pessoas também podem apresentar comportamentos em excesso, tais como agressões, esteriotipia, auto lesões, agressões verbais e fugas.

        Portanto a analise do comportamento aplicado, oferece importantes ferramentas para educação especial, muitas escolas aderiram a este método de ensino e seguem a risca com seus princípios básicos, e a cada nova habilidade que é ensinada; (geralmente em uma situação de aluno com o professor) todos resultados são transformados em gráficos que demonstram um verdadeiro progresso da criança ao atingir determinada tarefa.

        Este modelo comportamental identifica erros e busca corrigir através de mudanças de ambiente. Na década de 70 Avar Lovaas, publicou um estudo feito na california onde teve resultados satisfatórios, através dos princípios comportamentais no ensino de criança com autismo, onde 19 crianças foram tratadas baseando na analise do comportamento aplicada (ABA) com um resultado de 9 crianças foram reintegradas em escolas regulares.

        Na época teve muitas controvérsias ao tratamento, mas ao mesmo tempo, foram criadas diversas escolas que se especializaram no tratamento de comportamento de analises.

        

De acordo com o texto, percebemos que o comportamento das pessoas nos mostram muito a respeito dos humanos, que busca a inserção de todos na sociedade, e a forma aplicada nos necessitados dão resultados positivos a esta interação, aluno/professor, corresponde muito a entrega reforçada por parte do profissional, levando tudo isso em conta os resultados são válidos e satisfatórios. [pic 5]

Alguns pressupostos básicos adotados por escolas especializadas por analise do comportamento

(Raquel Lopes Dias)

        Esses pressupostos são comuns a todas elas todo comportamento observado pode ser modificado, por se tratar de crianças os seus comportamentos ou falta deles não são considerados como sintomas de uma doença, mas sim que o comportamento tem uma função e se for analisando e observando pode ser modificado.

        Partindo desse pensamento o analista poderá observar quando o comportamento acontece, o comportamento em si ou seja negativo, positivo, consequência e a função deste comportamento e assim condicionar a criança a uma atitude diferente daquela para obter o mesmo proposito ou não.

Analise funcional do comportamento e o ensino de respostas alternativas

(Jéssica Farias Rodrigues)

        Uma das propostas da analise do comportamento é a de identificar relações funcionais entre comportamentos problemáticos e eventos ambientais específicos.

        Os comportamentos considerados inadequados (agressão, birra) podem ser mantidos por diferentes variáveis, exemplo atenção, o individuo pode receber atenção imediatamente após a emissão de comportamento inadequado.

        Para a analise do comportamento é  fundamental conhecer variável que mantem o comportamento e a partir deste conhecimento propor formas alternativas se conseguir a mesma consequência com o comportamento diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (158.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com