TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.984 Palavras (12 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

APRENDIZAGEM E AS TEORIAS QUE A EXPLICAM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Argumente sobre as principais características da concepção inatista, elucidando como se configura a relação entre ensino e aprendizagem.

R: Inatismo é inato, ou seja, que já nasce com a pessoa. Desde o nascimento, cada criança já contém em si as formas de aprender e aparecem pouco a pouco ao decorrer da vida.

Ex: Na sala de aula, o professor auxilia e facilita o conhecimento já existente no aluno, deixa que ele encontre o caminho para aprender e interfere só quando realmente necessário. O professor não ensina, entende que o próprio aluno já vem com tudo pronto para aprender sozinho, tem autonomia para decidir suas ações.

2. Dê um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.

R: O professor que só usa o livro didático e não passa a conhecer e entender o que o aluno realmente precisa, ele só lê o que está no próprio livro e deixa os alunos resolverem sozinhos, assim marcando certo ou errado e não parando para explicar e ajudar o aluno.

3.  Uma analogia comum para ilustrar a concepção Inatista para o desenvolvimento é o “crescimento de uma planta” (p. 12). Escreva, fundamentando a sua resposta, como tal ilustração explica esta teoria.

R: Na analogia da planta, diz que todas as características necessárias dela, estão contidas na semente e apensa luz, calor, água e nutrientes são necessários, Ou seja, com as crianças também funciona assim, todos têm capacidade de se desenvolver, só precisam que o professor interfira o menos possível e garanta o bem estar, alimentação, e condições materiais adequadas ao desenvolvimento infantil.

4. A teoria inatista compreende a herança genética como o fator determinante para o desenvolvimento do ser humano. Diante disso, ao professor resta apenas esperar os conhecimentos de seus alunos emergirem. Quais consequências essa forma de compreender o desenvolvimento e a aprendizagem podem ter para a prática pedagógica?

R: Na teoria Inatista, acredita-se que o individuo, já nasce com as formas de aprender e se manifestam pouco a pouco. Quando o professor adota essa prática, pode ter consequências, já que ele não ensina nem interfere no processo educativo do aluno, os alunos com dons possuídos de conhecimentos se dão bem e marginaliza os que tem dificuldades, deficiências...A culpa é do próprio aluno e faz com que esse aluno desista de aprender e o faça se sentir fracassado e incapaz.

5. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.

R: Dentro os conceitos fundamentais estão:

Totalidade: temos a tendência de consideramos, primeiro o todo, para depois prestarmos atenção às partes. Para Gestalt o todo é mais que a soma das partes.

Percepção: O que o indivíduo percebe só ocorre por meio de suas relações mentais. A inteligência depende da estrutura perceptiva interna do individuo.

Estrutura: é um todo organizado e harmônico, é uma relação de conjunto. Ao modificar uma parte, mexemos em toda a estrutura.

Meio geográfico e meio comportamental: nossos comportamentos vêm à tona de acordo com a percepção do meio e não apenas pela identificação das propriedades físicas dos fenômenos.

Figura-fundo: O campo perceptivo tende a organizar-se segundo a relação de figura fundo.

Leis perceptivas: quando observamos algo, nossa percepção tende para a boa forma; às formas mais simples, simétricas, regulares e estáveis. Tem tendência a considerar as semelhanças e as proximidades dos elementos observados.

Insight: é o momento em que se dá conta de que um problema foi resolvido, mas há fatores subjetivos que são as necessidades, interesses, motivações... já os objetivos referem-se ao nível de estrutura da situação. A aprendizagem é determinada pela percepção das relações estruturadas no campo perceptivo. O aluno mais inteligente ter

6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?

Segundo Rogers, a motivação de cada estudante para aprender na escola, é a mesma que envolve os projetos de se manter e se atualizar para conseguir os objetivos da vida, Estudante e professor tem que ter uma convivência valorativa de forma que os dois possam se sentir a si mesmos e desenvolver a relação pessoal.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Analise o caso a seguir, apresentado no fascículo, que descreve a conduta de uma professora fictícia, e explique, de forma argumentativa, qual é a teoria seguida por ela:

Inês é professora de crianças de 4 e 5 anos de idade. No geral, segue a orientação pedagógica de intervir o mínimo possível na escolha das atividades desenvolvidas pelas crianças. Os materiais lúdicos são colocados em prateleiras dispostas de maneira a facilitar a retirada de objetos. Inês acredita que, se deixar as atividades evoluírem conforme os desejos infantis estará proporcionando um desenvolvimento harmônico dos conhecimentos e das personalidades individuais. Toda vez que entramos na sua sala a encontramos silenciosa num canto, enquanto cada grupinho de crianças se entretém fazendo algo. Quando muito Inês tenta solucionar disputas de materiais ou pequenos desentendimentos (SEBER, 1995, p.21).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (345.1 Kb)   docx (109.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com