TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Subárea da Educação

Teoria da Psicologia

Como se dá a aplicação da teoria escolhida na subárea (*)

Exemplo de aplicação

1. Educação Infantil

1.1. Teoria de Henrique Wallon: Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento. 

1.1.1. Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.

1.1.1.1. A afetividade é um dos principais elementos do desenvolvimento humano, a raiva, a alegria, o medo, a tristeza e os sentimentos mais profundos ganham função relevante na relação da criança com o meio.

2. Alfabetização

2.1.Segundo Paulo Freire, defendeu a idéia de que ler e escrever, pressupõe orientar o sujeito que aprende, pela via de letras e números.

2.1.1. Essa teoria possibilita ao ser, o sujeito, de passar da escravidão para emancipação, da dependência para independência.

2.1.1.1. Ensinar um analfabeto a leitura básica.

3. Formação de Professores

3.1. Teoria de Selma Garrido Pimenta: Dada a natureza do trabalho docente, espera-se na licenciatura que desenvolva nos alunos conhecimentos e habilidades,atitudes e valores que lhes possibilitem permanentemente irem construindo seus saberes-fazeres docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino como pratica social lhes colocam no cotidiano.

3.1.1. Colocando os próprios alunos de diferentes cursos de psicologia na mesma sala de aula, com esse desafio de conviver com diferentes discursos e representações, assim eles puderam perceber enquanto professor (futuro) trabalhando coletivamente nas escolas, isto é, pela primeira vez enfrentando o desafio de conviver com o diferente.

3.1.1.1. Selma colocou seus alunos de diferentes cursos de licenciatura, todos juntos, numa sala de aula, colocando-os de frente com o desafio de trabalhar com diferentes linguagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com