TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Artigo: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 5

Com base nos estudos da unidade 3, elabore a seguinte atividade:

Escolha uma fase do desenvolvimento ou do ciclo vital e cite as principais características dessa fase, pensando no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. A seguir exemplifique uma ou mais situações (ou atividades pedagógicas) em que a escola possa favorecer o desenvolvimento das pessoas na fase escolhida. E por fim, descreva como a realização dessa atividade auxiliou na sua formação como educador.

Segunda infância: anos pré-escolar.

Essa fase tem inicio entre os dois anos até os seis ou sete anos, o seu desenvolvimento é marcado pela utilização da linguagem oral, desenvolvimento motor e mental. Essas habilidades são fundamentais nessa fase em que a criança está passando.

Temos as habilidades psicomotoras, podemos citar a representação corporal, lateralidade e espaço temporal. Todas se desenvolvem em conjunto, mais podemos ver e explica-las separadamente.

Na representação corporal a criança começa o conhecimento de suas limitações, conhecimento do seu corpo, Inicialmente está em desenvolvimento e amadurecimento, já a partir dos cinco anos já tem uma percepção e desenvolvimento mais evoluídos, tendo sua lateralidade, sabendo distinguir o que é direita, esquerda, frente e atrás, etc. Esse processo começa com a referencia do corpo. Devemos também saber que os aspectos físicos, são menos acelerado do que na primeira infância.

A representação corporal possibilita à criança o conhecimen¬to do corpo e os ajustes de cada movimento. Pode-se dizer que o desenvolvimento da criança é resultado da interação de seu corpo com os objetos do meio, com as pessoas com quem convive e com o mundo no qual são estabelecidas as suas ligações afetivas. O cor¬po é, sobretudo, uma expressão da individualidade (PALÁCIOS et al., 2004).

A estruturação espacial, de acordo com PALÁCIOS, a criança não nasce com a noção do espaço, mais adquire à medida que opera por meios de movimentos com o corpo e das relações com os objetos que a rodeiam.

Podemos dizer que é a capacidade que um individuo tem de situar-se e orientar-se, localizando outras pessoas ou objetos em um determinado espaço que tem como orientação seu próprio corpo, é uma habilidade importante para a adaptação favorável da criança, não só pelo conhecimento do espaço, mas também desencadear e dar sequencias aos seus gestos, percebendo também todas as alterações e adaptação que ocorre no meio ambiente e no individuo.

O desenvolvimento oral na idade pré-escolar começa antes dos dois anos, a criança começa a balbuciar não tem a intenção de expressar algo, mais conforme amadurece ela começa a entender e a brincar com o que faz.

Após todo esse desenvolvimento a criança começa a falar já as primeiras palavras e com o passar do tempo, a criança começa a ter o domínio da fala, começa a falar sem articulação infantil e é capaz de contar longas histórias. Ao longo da segunda infância, a criança aprende cerca de nove palavras por dia, desde cerca dos dois anos de idade. (RICE, 1982)

O processo cognitivo nessa fase, na teoria de Piaget, segundo Kail (2004), a criança na fase pré-escolar faz uma transição do pensamento sensório-motor para o pensamento pré-operatório, que abrange as idades de 2 a 7 anos. As principais características desse pensamento pré-operatório são: Animismo, Realismo, centralização, irreversibilidade, raciocínios. As crianças nessa fase defendem seu ponto de vista, não aceitam argumentos contrarias das suas.

Já o seu desenvolvimento de personalidade, segundo Hidalgo e Palácios (2004), nas descrições clássicas, observa-se que a etapa compreendida entre dois e seis anos é considerada crucial para a estruturação da personalidade. Nessa etapa, aparecem conflitos relacionados ao desenvolvimento da própria identidade, do desejo de ser ele mesmo e de colocar em prática uma autonomia recém-adquirida. Por isso que essa fase é muito importante, pois nela que ensinamos valores, autoconfiança, autonomia, e muitas outras coisas, sabemos também que a iniciação começa na fase da primeira infância, mas o desenvolvimento maior é a partir dessa idade.

Atividade aplicada para crianças de 4 e 5 anos.

Tema: A festa no céu

Aréa do conhecimento que pode ser envolvida: Português: linguagem oral e escrita

Objetivo: desenvolver a linguagem oral e escrita, bem como o desenvolvimento cognitivo.

Aplicação: Primeiramente ler a historia A Festa no céu.

Poucos anos depois do começo do mundo, quando os bichos ainda falavam, houve uma grande festa no céu. Todos os bichos da floresta foram convidados. Fizeram todos os preparativos e para lá se encaminharam, felizes da vida, pois a festa prometia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com