TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Trabalho Universitário: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 10

PEDAGOGIA 2º SEMESTRE

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Aline Medeiros de Souza RA 391080

Cássia Simone Bordin Neto RA 390123

Carla Cardoso RA 399656

Juliana Apª Bergamin Baptistella RA 397649

Sandra Andréia Lambert RA 391947

TEÓRICOS DA PSICOLOGIA QUE CONTRIBUÍRAM COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM GERAL: SIGMUND FREUD, JEAN PIAGET, HENRI WALLON E LEV S. VIGOTSKI.

TDA:¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ RENATA MANFRIM SCHMIDT

POLO - 23200

ITATIBA SP

14/09/2012

Introdução

Esta Atividade Prática Supervisionada é uma reflexão de grandes filósofos como Sigmund Freud, Jean Piaget, Henry Wallon e Lev Vygotsky e suas contribuições para a educação.

Tentaremos entender o máximo sobre suas teorias e absorver as informações com êxito para o nosso crescimento pessoal e profissional.

Sigmund Freud

Sigmund Freud nasceu em 1856 em Frieberg, território pertencente à Áustria, e que atualmente está anexado a Tchecoslováquia. Filho de família judaica, Freud aos quatro anos muda-se para Viena e lá vai passar a maior parte de sua vida, somente aos 82 anos que ele vai morar em Londres e lá falece.

Sua vida colegial foi um marco fundamental, que devido ao seu alto grau de inteligência, as expectativas depositadas no seu futuro foi muito grande, não só pelos seus familiares, como também por si próprio , onde ele mesmo reconhecia a sua sapiência e consagrava os seus estudos como uma forma de não cair em uma mediocridade intelectual no futuro, justamente por isso que ele dedicava-se aos estudos antes, durante e depois do tempo em que ia escola, ele também tinha em sua mente que somente por esse caminho que uma pessoa pertencente a uma família de recursos econômicos pequenos poderia ascender socialmente e culturalmente, a fim de frequentar os grandes círculos sociais vienenses.

Ao se formar em medicina, se especializou em doenças mentais, onde atuou como neurologista estando em um campo onde a clientela sofria as chamadas doenças nervosas-psicoses, neuroses, esquizofrenia, e histerias. Nessa época os tratamentos estavam centrados em eletroterapia, massagens, hidroterapia ou até mesmo a hipnose.

Diga-se de passagem, que é válido destacar essa ultima forma de tratamento, uma vez que, foi a que Freud mais adotou, antes da criação da psicanálise. Dr. Freud se destacou muito dos demais profissionais de sua área, devido à notória preocupação em além de descrever e classificar os sintomas que estava os seus pacientes, buscava também as causas reais de tais enfermidades. Atuando assim como um arqueólogo da mente em suas consultas, sempre anotando e estudando essas doenças. Freud conclui depois de vários estudos e experiências que muitos dos traumas de seus pacientes eram ligados a repressão da ideia erótica. Com isso, ele destacou os seguintes pontos iniciais nesses estudos sistemáticos sobre a mente humana.

Ele fundou o movimento psicanalítico, proferiu inúmera conferencias provocando debates e polemicas acirrada e formou um circulo de discípulos envolvidos intelectual e emocionalmente em torno dele. Foi, portanto um mestre.

Freud fez o nosso primeiro aparelho psíquico, com as divisões do inconsciente, pré- consciente e consciente e logo após, chegou a conclusão de outro aparelho psíquico, o Id, Ego e Superego.

Id funciona como o inconsciente, o Ego o consciente e o Superego funcionam como “sensura”, ligados às leis morais.

Freud também dividiu o nosso desenvolvimento em fases e achava que era emocional:

• Fase Oral: Criança coloca tudo na boca.

• Fase Anal: Produção Individual.

• Fase Fálica: Descobrimos que o nosso corpo nos dá prazer.

• Período de Latência: Há um intervalo na vida sexual

• Fase Genital: Descobrimos que o corpo de outra pessoa nos dá prazer.

Freud contribuiu na educação defendendo que as crianças devem receber orientações sexuais desde sempre, ele friza que os pais e educadores não devem educar as crianças com certos mitos, os educadores devem abordar esse assunto sem ter um papel repressor imposto culturalmente e aceitar que cada aluno irá digerir o conhecimento de maneira diferente. Portanto Freud ressalta que o professor orientado psicanaliticamente deve orientar seus alunos a se ocuparem em atividades intelectuais, estimulando assim o próprio processo de conhecimento.

Freud acredita que a educação deveria ser considerada um estímulo para a submissão do principio do prazer ao principio da realidade. Uma educação para a realidade teria como objetivo impedir o homem de permanecer na infância levando-o a enfrentar a vida, a dura “vida inimiga”.

Outra tarefa do educador seria conseguir um equilíbrio justo entre a permissão e a proibição, isto é, sacrificar o mínimo de prazer sem entrar em choque com as exigências da sociedade.

Jean Piaget

Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça em 1896 e faleceu em 1980. Desenvolveu a teoria do desenvolvimento humano, onde o foco principal do estudo evoluía para a construção da inteligência e do raciocínio da criança.

Suas fontes de pesquisas foram seus três filhos, crianças francesas e também crianças com deficiências mentais, que chamou de “ajustamento progressivo”, estudava as concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, esse campo de investigação denominou de epistemologia genética, teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.

Piaget e suas descobertas causaram grande impacto para a pedagogia, o comportamento dos seres vivos não é inato nem resultado de condicionamento, esse comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. A escola deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com