TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AD 2 – 2014.02

Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Coordenador(a): SERGIO SKLAR

Aluno(a): Luana Mara Souza de Sá.

Matrícula: 14212080024

Polo: BRO

Data: 14/10/14

Nota: __________

Primeira questão (valor: 2,5)

O sistema formulado por Erik Erikson, como foi visto na aula 6, se divide em oito fases (ou estágios psicossociais), levando-se em conta algumas “características peculiares” (p.64); entre estas características assinala-se que “em cada um dos oito estágios [eriksonianos], o ego passa por uma crise” (p.64).

Explicar com palavras próprias como o ego passa por uma crise nos quatro primeiros estágios formulados por Erik Erikson ((1) confiança básica X desconfiança básica, (2) autonomia X vergonha e dúvida, (3) iniciativa X culpa e (4) diligência X inferioridade)? (máximo de 15 linhas)

Confiança básica x Desconfiança básica: Nessa fase, o bebê vê a mãe como essencial. Na falta dela, ele desenvolve a esperança dela voltar, e quando isso ocorre e o desfecho é positivo, cria-se a confiança básica. Quando o desfecho é negativo (a mãe não volta, ou demora a voltar), o bebê perde a esperança, desenvolvendo a desconfiança básica. Autononima x Vergonha e Dúvida: a criança desenvolve a vontade de explorar o seu meio, porém os pais tem que impor limitações e ensinar algumas regras sociais, fazendo o uso da vergonha e do encorajamento. Se exigir demais e a criança não suprir as espectativas, ela pode ter sua auto estima baixa. Se é pouco exigida, a criança tende a entender que não acreditam na sua capacidade. A maior dificuldade dos pais é conseguir equilibrar uma sensação de autonomia, sem fugir às regras impostas. Iniciatica x Culpa: A criança desenvolve o senso de responsabilidade, sentindo a necessidade de assumir tarefas. Cabe aos pais encaminharem à tarefas possíveis de serem concluídas. E outras mais complexas, devem ser realizadas com ajuda. Diligência x Inferioridade: A criança associa a persistência de realizar tarefas à uma recompensa a longo prazo. É preciso tomar cuidado pois se falhas ocorrerem, o ego pode ser fragilizado e ela pode voltar aos níveis anteriores, desenvolvendo um sentimento de inferioridade.

Segunda questão (valor: 2,5)

Discute-se na aula 7 aspectos e fases do desenvolvimento, para assinalar como a “criança é um ser [...] em muitos aspectos diferente do adulto” (p.70). Dentre as fases citadas, a primeira infância apresenta como características a “aquisição do objeto permanente”, a oralidade e o confronto entre confiança e desconfiança; a segunda infância, por sua vez, está marcada pela “representação mental de objetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com