TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação Fundamentos Filosóficos Da Educação: "Intervenção Pedagógica A Partir Da Terapia Assistida Por Animais Na Educação."

Ensaios: Psicologia Da Educação Fundamentos Filosóficos Da Educação: "Intervenção Pedagógica A Partir Da Terapia Assistida Por Animais Na Educação.". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  1.498 Visualizações

Página 1 de 4

Psicologia da Educação

Fundamentos Filosóficos da Educação:

“Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação.”

Introdução:

No trabalho a seguir abordarei como o tema uma análise de Terapia Assistida por Animais, para melhoria de aprendizado e comportamentos de determinados alunos do colégio Sol de Alegria. A Terapia Assistida por Animais é um método de ensino onde animais e alunos em sala de aula ou em seu ambiente familiar interagem afim de promover o desempenho escolar e pessoal de cada aluno.

Mapeamento do perfil da turma:

Escola/Colégio: Sol de Alegria.

Ano ou Série: Jardim II

Número de Alunos: Sala composta por 16 alunos, sendo 9 meninas e 7 meninas, com faixa etária entre 4 a 5 anos.

Descrição do perfil da turma: Crianças que buscam o crescimento pessoal e pedagógicos, apresentam curiosidade e vontade de aprender, algumas demonstram mais iniciativa e outras são indisciplinadas e distraídas.

Dentre todos alunos separei dois que demonstram problemas comportamentais e que necessitam de intervenção pedagógica a partir do projeto da Terapia Assistida por Animais na Educação.

Juliana tem 5 (cinco) anos e apresenta problemas relacionados a hábitos como o distúrbio alimentar. Por ser uma criança muito insegura e ansiosa come de forma descontrolada e em grandes quantidades num curto espaço de tempo, até o ponto do desconforto. Com o resultado de aumento de peso e um péssimo desempenho escolar.

Henrique tem 4 (quatro) anos e apresenta problemas disciplinares. Aparentemente é uma criança carinhosa e inteligente, mas desacata a professora por responder e não seguir as regras definidas pelo colégio por fazer bagunça e brincar o tempo todo com os colegas.

Entre os demais alunos separei um que demonstra problemas de aprendizagem e que também necessita de intervenção pedagógica a partir do projeto da Terapia Assistida por Animais na Educação.

Maria Luiza tem 4 (quatros) anos e meio e apresenta dificuldades na aprendizagem de modo individual por ser hiperativa. Não consegue ficar parada ou prestar atenção por mais de alguns instantes, não se concentra em jogos, brinquedos ou qualquer outra atividade, não possui um bom desempenho nas matérias e tem problemas com a leitura o que acompanha o atraso do seu desenvolvimento e dificuldade na fala.

Implementação do projeto.

Utilizamos o recurso da Terapia Assistida por Animais. Para cada criança foi escolhido um animal para inclusão dos mesmo em sala de aula e em casa, sendo eles um peixe para Juliana, um cachorro filhote da raça Boder Collie para o Henrique e um cachorro da raça Labrador para Maria Luiza.

Para Juliana foi proposto cuidar do peixe, por manter o seu aquário sempre limpo, por observa-lo e alimenta-lo de forma adequada três vezes ao dia e com pequenas quantidades.

Para Henrique foi proposto a cuidar do cachorro por alimenta-lo, ajudar a adestra-lo, fazer atividades e brincadeiras que tenham regras e exijam bom comportamento.

Para Maria Luiza foi proposto a cuidar de um cachorro por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com