TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Aprendizado

Trabalho Escolar: Psicologia Do Aprendizado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que é o construtivismo? Liste cinco pontos importantes que estruturam essa concepção.

Resposta: E uma corrente que trabalha com a idéia de que nada está pronta, acabada e de que, especificamente, o conhecimento não é dado em nenhuma instância como algo acabando. O construtivismo defende a idéia de que o individuo se constitui por meio de interações com o meio e não por hereditariedade ou dotação previa.

-1 O individuo não nasce pronto, acabado, mas constitui-se pela interação com o meio físico e social;

- 2 A construção do conhecimento é realizada através da ação e não por dons concedidos;

- 3 O estudante pode construir seu conhecimento, atuando, executando, gestando e edificando seu saber, a partir do meio em que vive e com a relação com seu professor;

- 4 O saber é sempre produzido pelo ato de construção;

- 5 O conhecimento resulta de uma inter-relação entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido;

2. Na concepção construtivista como o erro e a avaliação são compreendidos?

RESPOSTA: O erro

3. Por meio de um exemplo, diferente do apresentado no fascículo, explique os processos de: adaptação, assimilação, acomodação e equilibração, delineadas por Piaget.

RESPOSTA: Meu filho esta aprendendo a reconhecer animais, mas até o momento o que ele conhece é só o cachorro, mas quando ele vê qualquer outro animal semelhante (com rabo, orelhas grandes, quatro patas, com pelos) ele logo diz: mamãe, au au. Acontece ai o processo de assimilação. Logo que escuto ele dizer através do au au, interfiro e digo, não meu filho é um cavalo. Acontece ai o processo de acomodação e logo o de adaptação que é a equilibrarão dos estímulos que tinha com o que adquiriu.

4. Faça uma síntese das ideias construtivistas de Paulo Freire. Para responder, pesquisar em outras fontes (livros, artigos, periódicos, revistas...).

RESPOSTA: Paulo freire lutou por uma metodologia que garantisse o aprendizado de jovens e adultos, compreendendo-os como cidadãos inseridos num contexto histórico, social e cultural.

Para Paulo Freire o “partir de” significa considerar, nas propostas pedagógicas, a cultura do saber que os alunos trazem para a escola.

O professor deve aprender a “ler” a estrutura cognitiva do aluno para saber onde ele se encontra e organizar ações de valor pedagógico para que seu aluno, não importando o conteúdo a assimilar, possa construir os instrumentos cognitivos necessários a tais aprendizagens.

Portanto podemos inferir que Paulo Freire parte do aluno, do que ele conhece, do que ele representa do meio em que vive e da importância que tem o desenvolvimento das suas possibilidades, por meio de uma pedagogia ativa permeada pelo diálogo.

Freire combate a educação bancaria onde o professor deposita no aluno, os conteúdos, ao aluno cabe armazená-los e futuramente apresentar os rendimentos em prova.

Para Paulo Freire a educação deve ser libertadora, problematiza Dora, permeada pelo dialogo que, reconfigura o papel do professor ao atendê-lo como um constante aprendiz como aluno,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com