TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Serviço Social

Casos: Psicologia E Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia e Serviço Social

TROPA DE ELITE

Um dos mais populares filmes dos últimos tempos, Tropa de Elite (2007), possui trama rica em discussões político-sociais. Por ter sido baseado no livro Elite da Tropa, escrito pelos ex- policiais do BOPE, André Batista e Rodrigo Pimentel e pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares, a credibilidade do roteiro é ainda maior e tornou-se tema de debates em universidades, empresas e circuitos culturais.

Os conflitos apresentados são diversos, como diferenças e luta de classes, consumo e tráfico de drogas, corrupção e tortura por parte de policiais, violência urbana, educação e sistema penitenciário, sendo que no decorrer da história um problema está diretamente relacionado a outro.

Tomemos como exemplo o tráfico de drogas e as diferenças entre classes sociais. Essa é uma discussão bastante antiga, pois, como relatamos acima, uma questão leva a outra e uma pessoa pode entrar para o tráfico por diversos motivos, entre eles, falta de acesso à educação, preconceito racial e social ou até mesmo pela influência da globalização que direta ou indiretamente coloca os indivíduos menos favorecidos numa posição de inferioridade. Se observarmos a cidade do Rio de Janeiro, onde o filme é rodado, em um mesmo bairro como a Gávea, mansões e intelectuais dividem espaço com barracos e a falta de estrutura educacional.

Sem fazer julgamento do indivíduo, a Psicologia e o Serviço Social podem oferecer apoio e indicar ações a serem prestadas para a comunidade menos favorecida que está envolvida diretamente com a criminalidade no geral. O assistente social e o psicólogo fazem parte de uma equipe multidisciplinar que tem como objetivo a inclusão social através de políticas sociais e projetos junto ao governo público. Segundo John Dewey, filósofo e pedagogo norte-americano, pioneiro em psicologia funcional, “o que temos que fazer é desenvolver a capacidade das pessoas, melhorar sua consciência e autoconfiança , e ajudá-las a gerar um amplo leque de ideias e técnicas que podem ter bons resultados”. Essas ações ajudam a perceber as necessidades do sujeito e colaboram na maneira de lidar com as exclusões sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com