TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Na Administração

Ensaio: Psicologia Na Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Ensaio  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

1. A psicologia utiliza um sintoma como objeto de trabalho na clínica. O que produz o sintoma?

Qualquer experiência que possa evocar afetos aflitivos, tais como o de angústia, susto, vergonha, dor física. Varia de indivíduo para indivíduo. É da lembrança que o sujeito tem da experiência que os afetos aflitivos lhe causaram e não especificamente do trauma.

2. Para a Psicologia Comportamental, o que são comportamento operante e comportamento respondente? Qual a diferença entre eles?

Comportamento respondente: Comportamento involuntário, as respostas produzidas por estímulos antecendentes do ambiente.

Comportamento Operante: é a satisfação da necessidade, ou seja, a aprendizagem na ação e no seu efeito.

A diferença entre um e outro é que o comportamento operante vem antes do estimulo e o comportamento respondente vem depois do estímulo.

3. Qual a diferença entre Psicologia Institucional e Psicologia Organizacional?

A psicologia institucional seria uma junção entre a psicanálise e a psicologia social. A investigação é o principal instrumento do psicólogo. Ela se dá a partir do método clínico, compreendendo o relacionamento entre eles e sua integração. Visando uma ação e julgamentos mais efetivos por parte do psicólogo institucional.

A Psicologia Organizacional estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas). As principais áreas da psicologia organizacional são: atração e seleção de pessoal, treinamentoe diagnóstico organizacional.

4. Como a Gestão de Pessoas pode contribuir para a eficácia das empresas?

A Gestão de Pessoas pode contribuir para a eficácia das empresas de diversas formas, a seguir: auxiliando a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; proporcionando competitividade à organização; proporcionando à organização empregados bem treinados e bem motivados; aumentando a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho; desenvolvendo e mantendo a qualidade de vida no trabalho; administrando as mudanças, mudanças que se multiplicam exponencialmente e cujas soluções impõem novas estratégias, programas, procedimentos e soluções; mantendo políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

5. Cite três processos de Gestão de Pessoas e fale sobre a importância dos mesmos.

Aplicação de testes: a aplicação de testes é muito importante, tendo em vista a necessidade da percepção de algumas características das pessoas que estão concorrendo para determinado cargo dentro da empresa, pois este cargo precisa ser preenchido por alguém com características já elencadas. Dessa forma, pode-se verificar as características das pessoas, por mais que elas mintam a respeito das mesmas.

Avaliação de Desempenho: a avaliação de desempenho é outro processo fundamental, pois, com ela, o profissional recebe o feedback de seu trabalho – ele descobre como a empresa o vê realizando sua função. Por vezes, a avaliação de desempenho, aliada a outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com