TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Na Educação

Monografias: Psicologia Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa I Carol

Qual é a importancia da piscologia para educação ?

A importância da Psicologia para a pedagogia no ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.

A psicologia é solicitada a intervir na solução de problemas bastante variados. Mesmo que esteja sempre encontrando resistências e oposições,

ela tem contribuído em diferentes domínios, sendo o da educação um deles.

Voltamos a destacar a importância da escola. É preciso entendê-la como um meio transformador e questionador da sociedade e reconhecer sua dimensão progressista. E também é fundamental vê-la como sendo um meio constituído para o aluno onde todo o seu cotidiano gira em função dela.

A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como = andar, falar, correr, gritar, estudar,aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.

O papel do psicólogo e sua área de atuação é compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. Este profissional, pode atuar no campo da medicina, na área da industria e na área da educação.

Antes da aprendizagem extrínseca, há outra que ocorre à margem do sistema escolar e que surge diretamente das experiências pessoais. É através destas experiências pessoais, de uma série de aprendizagens fundamentais intrínsecas que aprendemos mais sobre nós mesmos e chegamos a descobrir e reconstruir a nossa própria identidade. A partir disso, as orientações para erradicar a aprendizagem extrínseca da educação formal são bem conhecidas: que os alunos decidam por si mesmos o que querem aprender, pois só eles podem saber o que se adapta melhor à sua individualidade, às suas necessidades básicas, dar prioridade ao objetivo de aprender a aprender antes do objetivo de habilidades ou conteúdos, praticar a auto-avaliação como a única forma de avaliação relevante, prestar uma atenção especial à educação da sensibilidade e dos sentimentos, eliminar qualquer componente ameaçador das situações de aprendizagem, etc.

A aprendizagem escolar com sentido e orientação com siginficado

Partindo do geral percebemos que a importância da psicologia na educação possibilita a criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma .Trata de buscar consolo em seus semelhantes. Não concebe a vida em isolamento. Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.

A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.Assim a psicologia da aprendizagem, aplica à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com