TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Nas Instituições Jurídicas

Artigos Científicos: Psicologia Nas Instituições Jurídicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Psicologia nas Instituições Jurídicas

Curso:Segurança Pública

Professor: Lilian Maciejuscki

Nome do aluno:

Data: 25 de setembro de 2013.

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1: A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 15 ago. 2013), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)

Questão 2: A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)

Questão 3: De acordo com o material estudado e sua experiência profissional, cite e justifique no mínimo 04 áreas de atuação da Psicologia no Direito. (3,0 pontos)

RESPOSTAS:

1) A psicologia é fundamental em muitas áreas jurídicas, pois leva a compreender o comportamento humano. O profissional de psicologia não apenas assina o laudo do paciente, mas sim tenta entender as reais causas que levam as pessoas a cometerem diversos tipos de crimes ou algum ato infracional.

O profissional tem por objetivo instruir as instituições para a melhor tomada nas decisões, sendo mais justas e fundamentadas. Para isto escutar o transgresor é muito fundamental pois ajuda a saber o que levou o cidadão a cometer certo tipo de infração.

Assim as duas esferas sendo o poder judiciário e os psicólogos devem chegar a um consenso, visto que a psicologia deve buscar entender os elementos emocionais e o judiciário deve achar uma solução para reintegrar o individuo na sociedade.

2) Interdisciplinaridade é um elemento fundamental no ramo do Direito, pois é uma ciência social e se estudada em conjunto com a sociologia, psicologia, antropologia entre outras, pode-se obter resultados satisfatórios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com