TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Nas Instituições Jurídicas

Casos: Psicologia Nas Instituições Jurídicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

. A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 29 jul. 2014), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)

R: A psicologia é fundamental para o direito, pois ela consegue identificar o problema através do comportamento do individuo, classificar e aos poucos tratando da melhor forma. Com a atuação da psicologia em parceria com a instituição judiciária as decisões tomadas foram mais justas.

Quando um adolescente comete um ato fracional são chamados para uma audiência junto de seu responsável. Após a audiência o juiz determina a medida sócio-educativa, a partir deste momento o menor infrator terá acompanhamento psicológico, que tem como objetivo trabalhar a auto-estima, auto-imagem, a questão de culpa, passar as noções de limites, e respeito ao próximo, resgatar os sonhos, e projetos para o futuro, entre outros.

2. A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)

R: Interdisciplinaridade é um elemento fundamental no ramo do Direito, pois é uma ciência social e se estudada em conjunto com a sociologia, psicologia, antropologia entre outras, pode-se obter resultados satisfatórios, além de buscar a integração de diferentes conceitos e métodos de estudos, podendo ajudar a entender o comportamento do homem na sociedade, fato este fundamental para se explicar as diversas causas de crimes.

3. De acordo com o material estudado e sua experiência profissional, cite e justifique no mínimo 04 áreas de atuação da Psicologia no Direito. (3,0 pontos)

R: Psicologia Jurídica e as Questões da Infância e Juventude (adoção, conselho tutelar, criança e adolescente em situação de risco, intervenção junto a crianças abrigadas, infração e medidas sócias educativas);

Psicologia Jurídica e o Direito de Família (separação, paternidade, disputa de guarda, acompanhamento de visitas);

Psicologia Jurídica e Direito Civil (interdições, indenizações, dano psíquico);

Psicologia Jurídica do Trabalho (acidente de trabalho, indenizações, dano psíquico); Psicologia Jurídica e o Direito Penal (perícia, insanidade mental e crime, delinquência);

Vitimologia (violência doméstica, atendimento a vítimas de violência e seus familiares) e Autópsia Psicológica (avaliação de características psicológicas mediante informações de terceiros).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com