TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Nas Instituições Jurídicas

Ensaios: Psicologia Nas Instituições Jurídicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

1. A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 29 jul. 2014), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)

Os saberes construídos pela Psicologia para o Direito são importantes, pois buscam compreender os processos subjetivos vivenciados pelos atores jurídicos e as consequências das ações jurídicas sobre o individuo, restringindo-se aos conteúdos psicológicos da norma, sem procurar explicar se ela é ou não justa, nem argumentar sobre seus fins, pois não cabe ao campo de atuação do Psicólogo, mas sim proporcionar informações aos juristas, podendo esta ser interpretada como uma amostra de disfuncionalidade de certos objetivos. Deixando claro em muitos casos a necessidade do trabalho de um psicólogo como por exemplo nas cadeias, família, crimes, etc.

2. A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)

A interdisciplinaridade torna se importante, pois aborda a cooperação de varias disciplinas interligadas, apesar dessas disciplinas aparentemente terem objetivos distintos, buscando atender a propósitos diferenciados, são, na verdade, complementares, interdisciplinares por exemplo; a Psicologia e o Direito que estão entrelaçados por seu objeto comum: o comportamento humano. Apesar de serem ciências diferentes, não podem ser dissociadas uma da outra, pois enquanto a psicologia busca a compreensão do comportamento humano o Direito busca regular esse comportamento.

O relacionamento entre essas duas ciências é essencial para o cumprimento da Justiça. As duas perseguem a conduta humana e caminham para o mesmo fim, que é o de diminuir o sofrimento humano.

3. De acordo com o material estudado e sua experiência profissional, cite e justifique no mínimo 04 áreas de atuação da Psicologia no Direito. (3,0 pontos)

Os Psicólogos Jurídicos podem atuar em diversas áreas como:

Vara da Infância e do Adolescente: em processo de disputa de guarda, ato infracional, entre outros. O objetivo de um profissional da psicologia na Vara da Infância e do Adolescente e defender crianças e adolescentes e procurar melhores condições de vida e bem-estar para os mesmo.

Justiça do Trabalho: em processos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Na área da Justiça do Trabalho, o psicólogo auxilia em processos de doenças ocupacionais ( que são causas em função do trabalho), em casos de acidente de trabalho, etc.

Justiça comum: Quando em acidentes com vitimas, por exemplo, a atuação desses profissionais como Psicologia dos desastres e catástrofes e psicologia do transito.

Nas Delegacias de Policia no caso o psicólogo jurídico atua no treinamento, seleção e formação básica em Psicologia Policial.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »