TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Serviço Social

Exames: Psicologia Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  2.853 Palavras (12 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA DE FORTALEZA

Curso de Serviço Social

Disciplina: Psicologia Social II

Equipe

Bernadete Maria da Silva Ribeiro RA 8174753066

Maria Martins Franco Neta RA 7941712089

MariaValdenicia de Araújo Gomes RA 7933685838

Mayara Mayra da Fonseca Moura RA 8118722136

Título da Atividade: Análise do Filme Tropa de Elite

Tutor á distância: Helenrose Aparecida da Silva Pedroso Coelho

Fortaleza, 19 de setembro de 2014.

SUMÁRIO

RESUMO..................................................................................................................................3

INTRODUÇÃO 4

CULTURA 6

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME TROPA DE ELITE 7

IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA SOCIAL NOS CONFLITOS SOCIAIS 8

ANÁLISE DO BOPE ENQUANTO GRUPO 9

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

RESUMO

Este trabalho traz uma reflexão crítica sobre o filme tropa de elite de acordo com os conceitos da psicologia social, refletindo sobre os acontecimentos psicológicos econômicos e sociais que acontecem na sociedade, identificando as diferenças entre os homens e outros animais.

Reconhecendo as manifestações culturais do ser humano, ressaltando a importância de se compreender os mecanismos sociais que podem influenciar a vida, tanto psíquica como social dos indivíduos na sociedade, a importância da psicologia social e do serviço social na resolução dos conflitos sociais.

Como se dá a formação de um grupo, suas características, os tipos de grupos existentes e as relações de poder existentes no grupo de policiais do filme tropa de elite.

03

INTRODUÇÃO

Vivemos em um país cercado de diferenças e desigualdades sociais, as diferenças se baseiam em aspectos materiais, de raça, sexo, cultura e muito outros elementos. Os aspectos mais simples em que os homens são diferentes são os físicos ou sociais. Vemos que em cada sociedade existem tais desigualdades, pois elas assumem feições distintas constituídas de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais. Podemos destacar que nas diferenças e igualdades, linhas tênues separam homens e animais.

Segundo afirmou o naturalista inglês Charles Darwin (1809 – 1882) em sua obra origem do homem e a seleção sexual (1871), “Não há nenhuma diferença fundamental entre o homem e os animais mais superiores do reino do que diz respeito a suas faculdades mentais”. Responsável pela teoria da evolução, Darwin enfatizou também que “há uma imensa diferença entre a mente do homem mais primitivo e das espécies animais mais superiores” em sua obra as contradições não são contraditórias como aparentam segundo Bennet Galef (professor do Departamento de psicologia da Universidade de McMaster no Canadá), “Partindo de uma espécie ancestral” comum, houve séries graduais de uma infinidade de pequenas modificações cerebrais que levaram ao desenvolvimento das mentes dos humanos de um lado e dos demais primatas de outro, o resultado seria então uma vasta diferença quanto ao desempenho das mentes de cada uma das espécies descendentes. Apesar da centenária teoria da evolução ter dado aos humanos a mesma origem daquela dos animais, há tentativas de estabelecer limites que por vezes separam e outras aproximam uns dos outros. Podemos concluir que uma das linhas tênues que mais garantia a exclusividade humana era a cultura, tal conceito ainda dividem as opiniões de biólogos, etólogos e antropólogos.

Ao analisarmos o filme tropa de elite, observamos alguns tipos de culturas existentes não apenas na trama, mas também em nosso quotidiano. Tropa de elite retrata a guerra que a polícia carioca move contra os traficantes que ocupam as favelas existentes na cidade. O filme mostra a corrupção dentro do grupo de policia, assim como a violência explícita na cidade, tanto por parte da própria polícia quanto por parte dos bandidos, vemos retratado no desenrolar do filme os baixos salários a falta de estrutura, tortura exibida como a favor da civilização. É mostrado o caos no poder público, a falta de segurança pública e o abandono de políticas sociais no dia a dia da sociedade.

04

Podemos observar também a negação dos direitos básicos á população, a grande pressão e estresse que o Estado permite á seus policiais, a população sendo cúmplice muitas vezes dos próprios traficantes e policiais corruptos, já que o Estado não cumpre seu papel na íntegra, no filme há no decorrer do dia a dia das pessoas, vários conflitos sociais que são consequências do uso de drogas gerando caos na sociedade, é o reflexo da nossa sociedade atual. Analisaremos reflexões críticas sobre os acontecimentos que ocorrem na sociedade do ponto de vista do profissional do Serviço Social salientando os aspectos referentes: a violência, o poder institucional e o individuo, indicando as diferenças e as manifestações culturais do ser humano, estabelecendo uma relação de dominação com a participação de dois grupos; os que dominam e os que subordinam, é mostrado o caos do poder público, a corrupção capitalista da policia os interesses políticos a falta de segurança pública e o abandono de políticas sociais no cotidiano da nossa sociedade.

05

CULTURA

Um dos conceitos bastante discutidos nas ciências humanas é o de cultura. Os antropólogos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com