TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

O positivismo foi fundado por Augusto Comte, na primeira metade do século XIX, a doutrina acredita que a sociedade humana é regulada por leis naturais que não dependem da vontade ou da ação do homem. Para Augusto Comte o que importa uma sociedade organizada semelhante à natureza.

Analisando o positivismo vê-se que é uma postura da realidade social é o modod com que a sociedade burguesa pensa.

Ele acreditava que para entender o modo de viver das pessoas precisa-se investigar a história das ciências. O positivismo expandiu-se no Brasil durante o Império, o Brasil foi onde o positivismo teve uma grande recuperação, o conservadorismo católico foi que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro, começando a partir dos anos 40.

De maneira contraditória a prática profissional e sua participação no processo de reprodução social e a dimensão ética e política.

Fenomenologia é uma corrente de pensamento que se caracteriza pelo estado dos fenômenos, Husserl desconsidera, fala que é algo intencional.

A fenomenologia social é o estado dos modos como as pessoas vivenciam seu cotidiano, cada um organiza o mundo de maneira que, este indivíduo seja o centro. O mundo social se organiza com sistemas de coordenadas.

A fenomenologia é voltada para fatos externos ou internos, é a realidade da consciência. Netto diz que o conceito da fenomenologia é a renovação do início da profissão do Serviço Social.

A fenomenologia introduz a visão no trabalho do Serviço Social se realiza através da intervenção do tratamento Social.

Acredita-se que através do diálogo se pode fazer muitas transformações sociais, buscando conceituar o sujeito como pessoa.

Dialética é definição de um movimento que promove um choque entre as ideias de forças opostas que geram sempre um resumo e desse resumo recomeçam a firmar uma nova ideia.

A respeito da Dialética do materialismo é que essa ideia de levar em conta a matéria como única verdade e nega qualquer suposição as autoridades religiosas.

O ideal que foi utilizado dentro do Serviço Social no Brasil se disfarçou pela chegada de uma partidária e de uma utilização de um conjunto de ideias filosóficas pelo fato de exercer por parte da ciência que estuda os métodos aos quais ela se liga e por acreditar que tudo que existe é comprovado pela ciência, influênciação do Louis Althusser, filósofo francês.

À frente destas suposições é indispensável que tenhamos o hábito no Serviço Social reconhecer a importância do diálogo com outras ideias para assim poder resolver questões sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com