TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Dissertações: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

Psicologia Social

Questões de estudo:

A Psicologia Social tem um privilégio sobre aspecto “meio”. Porém, não significa que ela não considere os demais aspectos, mas considera fundamental digno de maior ênfase. Comente sobre o assunto.

“Nós não tiramos vantagem daquelas pessoas por quem temos verdadeira consideração. Não, para estas pessoas nós providenciamos o melhor arranjo possível, o melhor planejamento.”

Robert Cialdini, PhD.

Segundo Allport (1996), a Psicologia Social se ocupa do estudo científico - por meio da investigação metódica e empírica - do modo pelo qual as variáveis humanas quantificáveis de interesse à Psicologia, em um dado indivíduo ou em um grupo de indivíduos, são afetadas pela presença real, implícita ou imaginária de outros indivíduos.

Michener e colaboradores definem a influência social como sendo o que ocorre quando “o comportamento de uma pessoa faz com que outra [pessoa] mude de opinião ou execute uma ação que, de outro modo, não executaria”. (2005. p. 238) Na influência social deve haver uma fonte, de onde parte a influência, e um alvo, que será submetido à influência proveniente da fonte. Tanto a fonte quanto o alvo podem ser um indivíduo ou um grupo de indivíduos.

Para que a fonte seja bem sucedida ela deve ser digna de crédito. Para tanto ela deve possuir experiência ou se semelhança com o alvo; sendo que estar acima de qualquer suspeita, ser agradável e atraente também é fatores importantes. Uma fonte com altas credenciais é a maneira mais eficaz de se alcançar o crédito do alvo. (Davidoff, 2006. p. 650-2).

Enquanto que inicialmente a credibilidade é vital, com o passar do tempo à atenção das pessoas volta-se para a mensagem, à medida que esta aumenta sua força persuasiva. A este fenômeno os psicólogos dão o nome de efeito adormecido. Os alvos mais sujeitos à influência são aqueles que possuem baixa auto-estima e dificuldade de entendimento. (Ibid. Idem)

É interessante notar que a importância das credenciais já era apontada por Aristóteles a mais de 2.300 anos atrás.

Em relação à investigação da influência social, Solomon Ash afirma que esta deve partir da crença de que “pessoas, no mesmo campo, alteram as idéias, os sentimentos, as intenções e as ações umas das outras. Não se pode entrar num campo social e estar livre de seus efeitos.” (Vol. II, 1960. p. 129) As ações do observador exercem claras influências sobre o grupo observado, apresentando idéias certas e erradas. As condições sociais nas quais esta interação irá ocorrer também são importantes, pois determinam se os interesses e propósitos serão bem sucedidos. Ash comenta que “os efeitos são, muitas vezes, surpreendentemente fortes”. (Idib. Idem.)

Para que a investigação seja bem sucedida, é preciso ter em mente que cada grupo possui um alto grau de regularidade e uniformidade em relação aos costumes e crenças, sendo que seus membros compartilham da mesma situação social quando inseridos no contexto do grupo. Estes costumes e crenças são anteriores ao ingresso do observador e, ainda que não sejam compreendidas como verídicas por este, são fortemente inculcadas nos indivíduos que pertencem ao grupo. Tais processos de uniformidade são de grande importância e têm origem por meio da imitação – enquanto processo cognitivo – e da influência social, na forma de sugestão.

Para que a mudança de atitude seja caracterizada, o alvo deverá apresentar uma mudança nas suas crenças e nas suas atitudes em relação a algum assunto, pessoa ou situação. Embora seja um efeito comum da influência social, existem situações onde a fonte busca apenas a adesão do alvo para um determinado objetivo.

Por fim, ainda há muito que ser desvendado pela Psicologia Social, mas devemos ter sempre em mente as lições de valor inestimável que podem ser encontradas nos livros.

Aponte um autor importante e considerado o precursor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com