TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Trabalho Escolar: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

ELEIDIA MENEZES DE BARROS RA: 447941

FRANCELI BORGES AZEVEDO RA: 8346782392

IVANEIDE DA SILVA MEIRELES RA: 447912

JOYCE CARINNE M. DOS SANTOS RA: 7941712870

ROZILÉIA SOUZA PORTO RA: 8117733469

ATPS DE PSICOLOGIA SOCIAL

TUTOR A DISTÂNCIA: Helenrose A da S Pedroso Coelho

PORTO SEGURO-BA

2014

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

ELEIDIA MENEZES DE BARROS RA: 447941

FRANCELI BORGES AZEVEDO RA: 8346782392

IVANEIDE DA SILVA MEIRELES RA: 447912

JOYCE CARINNE M. DOS SANTOS RA: 7941712870

ROZILÉIA SOUZA PORTO RA: 8117733469

TUTOR A DISTÂNCIA: Helenrose A da S Pedroso Coelho

PORTO SEGURO

2014

INTRODUÇÃO

O desafio desta pesquisa é compor um relatório que consiste na construção teórica pratica referente aos conceitos de humilhação social e invisibilidade publica, e na identificação desse fenômeno na vida cotidiana.

Ao exame de um problema politico e psicológico, a humilhação social, uma modalidade de angustia disparada pelo impacto traumático da desigualdade de classes para assim caracteriza-lo recorreu se á investigação marxista a psicanalise.

HUMILHAÇÃO SOCIAL

A pobreza traz consigo a exclusão social, que é sentida frequentemente pela classe carente que está invisível aos olhos da sociedade. A exclusão causa grandes reclamações, onde o trabalhador é tratado com rigor, onde o pobre é sempre adotado como um ser subalterno a prestar serviços é cruciante o sentimento de não possuir direitos e de fato não existir no ambiente de outras pessoas. A humilhação social reconhece, em seu mecanismo, deliberações econômicas e inconsideradas.

Essa angústia disparada pela dificuldade da desigualdade de classes refere-se ao fato tanto psicológico como político. O humilhado atravessa uma situação de bloqueio para sua humanidade, esta condição pode ser vista nele mesmo através do seu corpo e gestos, e também reconhecível em seu mundo, em seu trabalho no meio onde vivem.

A humilhação social é um dos temas da psicologia social, que se refere a um fenômeno histórico que é presenciado pela exclusão das classes pobres e desprivilegiado. Sendo assim, os estudos de Marx que é direcionado ás deliberações econômicas e de Freud voltados ás decisões puncionais, colaboraram no sentido de descrever o homem em situação que eles vivem com o outro mais do que com os mecanismos.

A visão dos bairros pobres na maioria das vezes parecem ambientes arruinados, mas são bairros que o tempo veio corroer ou as guerras vieram abalar, são bairros que mal puderam nascer para o tempo e para a história. Um bairro pobre não é feito de destroços ou ruínas.

A consequência da diferença social da sociedade e os interesses econômicos que visam somente o lucro corrompe as relações humanas como amor, caráter e respeito. A sociedade capitalista leva a maioria dos países pensar no acumulo de bens através da desigualdade de classes onde o empregador detém o poder e o empregado é dependente desse emprego e ficar sujeito a angustia de ser explorado e humilhado.

A humilhação não vem dos mais favorecidos vem também em situações do nosso dia-dia, pessoas que se envergonham quando entram em determinados ambientes julgando seus modos, vestimentas e educação. Os próprios indivíduos já fixaram esta mentalidade de inferiorizarão e se deparam constantemente com situações humilhantes, pois já se julgam inferiores, mas que leva a essas pessoas se sentirem assim é a prepotência dos mais favorecidos. A humilhação social não marca apenas este ou aquele sujeito, mais susceptível, mas atinge, de alguma forma todos os integrantes de determinados grupos ou classes que vivem a realidade da dominação e recebem cotidianamente uma mensagem de rebaixamento moral que eles não conseguem traduzir.

A DESIGUALDADE E A INVISIBILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA.

O artigo de Ava da Silva Carvalho tem a finalidade de averiguar a desigualdade social e uma das suas consequências que é a invisibilidade social.

Essa averiguação é destacada a partir de um diálogo entre a sociologia e a psicologia produzido por Fernando Braga da Costa e Jesse Souza onde ambos mostram a desigualdade como um elemento que compõe a sociedade brasileira.

Em seu livro Jesse Souza que é sociólogo discute sobre a invisibilidade social, o mesmo garante que Sergio Buarque, Raimundo Faoro e Roberto Damata, também escritores da sociologia por vezes tentaram construir uma semelhança do povo brasileiro em suas obras, entretanto recaíram em uma teoria emocional da ação.

Já o psicólogo Fernando Braga da Costa expõe no livro homens invisíveis o retrato de uma invisibilidade e humilhação social, cuja qual pôde ser constatada de perto. Acompanhando o trabalho de um grupo de garis que padeciam com a humilhação social, onde ao invés de ter no trabalho o devido reconhecimento, tinham a exclusão.

Esse artigo é a descrição de dois autores onde se consegue constatar a perspectiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com