TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social

Seminário: Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Seminário  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Podemos observar que a desigualdade social é a principal responsável pelas humilhações às quais os trabalhadoressofrem. Sobretudo os que compõem as camadas mais pobres da sociedade e que são expostos diariamente, sendo alvo de uma sociedade desigual.

Humilhação Social é um caso doloroso de angustia, dor e sofrimento derivado da exposição do homem no âmbito social, pela qualidade de inferioridade, rebaixamento,mensagens que lhes são assiduamente dirigidas. Sendo elas por meio verbal, olhar, violência etc.

Um problema político e psicológico sendo que os dois oferecem situações de constrangimento vivenciado pelo indivíduo em sua vida cotidiana.

O capitalismo tornou a desigualdade social cada vez mais evidente em uma divisão de classes. A humilhação social caracterizada seja no trabalho desqualificado ou na vida do cidadão, em amplas situações quando o cidadão não tem teto, lazer, comida eeducação;uma relação de submissão que está sujeito as mais estarrecidas humilhações, onde sua dignidade se torna tímida diante das dificuldades.

Humilhação social- um problema político em psicologia

Na obra de José Moura Gonçalves Filho, ele aborda o sério problema político e social em estudo: a humilhação social.

Na visão do regime Marxista a questão da humilhação social busca a solução para os problemas de forma eficaz no âmbito social, ou seja, o homem em conjunto; lutando coletivamente, já para os seguidores de Freud, adeptos da Psicanálise, entendem que o dilema da humilhação social inicia internamente no próprio indivíduo, resultado de pressões sofridas inconscientemente; e que só depois se exterioriza e passa a influenciar o grupo ao qual pertence.

Como já foi dito, entendemos a partir desta pesquisa que a psicologia social, não considera o indivíduo isoladamente, mas sim, deste em grupo, em convivência com outros indivíduos, em sociedade. Assim ao tratarmos de determinados problemas, não devemos considerá-lo sobre um único ponto de vista; mas consideramos a investigação por ambos os lados, do homem como indivíduo e da sociedade.

Devemos entender que a humilhação social esta diretamente ligada a questão da desigualdade de classes, sendo os seus resultados sentidos mais notadamente pelas camadas mais pobres da sociedade, constantemente expostos as mensagens de inferioridade social. A fim de enfatizar a questão da humilhação social, o autor faz lembrar o depoimento do frentista Sr.Gerônimo, natural de Alagoas, em entrevista realizada por Ruth Rosenthal; o migrante nordestino reclama da falta de solidariedade e frieza dos indivíduos dos centros urbanos, lembrando com tristeza de seus familiares e conterrâneos, revelando os sofrimentos e humilhações aos quais os pobres são constantemente submetidos, principalmente, nas grandes metrópoles.

Este artigo mostra algo que acontece há muito tempo, que foi, e é muito forte em nosso país, os problemas de diferentes pessoas que todos os dias passam por humilhações e constrangimentos.Fala também de diferentes culturas que sofreram tipos diferentes de humilhações, no texto são citados os nativos, estrangeiros e os escravos que passaram pelos piores tipos de humilhação e que até hoje sofrem preconceitos por um passado de tanto sofrimento.

É falado também daqueles que sai do sertão e que vem para São Paulo,das dificuldades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com