TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia jurídica

Tese: Psicologia jurídica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES OBJETIVO

(IEPO)

Disciplina: Psicologia Jurídica

Turma: DR1Q32

Alunos (as): Flávia Alves, Larissa Bandeira, Letícia Vasconcellos, Lorena Bandeira e Luana Caroline.

1-Quais são as áreas de atuação da Psicologia Jurídica?

R- Psicologia Jurídica e as Questões da Infância e Juventude, Psicologia Jurídica e o Direito de Família, Psicologia Jurídica e Direito Civil, Psicologia Jurídica do Trabalho, Psicologia Jurídica e o Direito Penal, Psicologia Judicial ou do Testemunho, Psicologia Penitenciária, Psicologia Policial e das Forças Armadas, Mediação, Psicologia Jurídica e Direitos Humanos, Proteção a Testemunhas, Formação e Atendimento aos Juízes e Promotores, Vitimologia e Autópsia Psicológica.

2- Quais as suas ramificações?

R- Psicologia Forense, Psicologia Criminal e Psicologia Judiciária.

Psicologia Forense: é o subconjunto em que se incluem as práticas psicológicas relacionadas aos procedimentos forenses. A Psicologia Forense corresponde a toda aplicação do saber psicológico realizada sobre uma situação que se sabe estar (ou estará) sob apreciação judicial, ou seja, a toda a Psicologia aplicada no âmbito de um processo ou procedimento em andamento no Foro.

Psicologia Criminal: é um subconjunto da Psicologia Forense, estuda as condições psíquicas do criminoso e o modo pelo qual nele se origina e se processa a ação criminosa. Seu campo de atuação abrange a Psicologia do delinqüente, a Psicologia do delito e a Psicologia das testemunhas.

Psicologia Judiciária: é um subconjunto da Psicologia Forense e corresponde a toda prática psicológica realizada a mando e a serviço da justiça. É aqui que se exerce a função pericial. A Psicologia Judiciária está contida na Psicologia Forense, que está contida na Psicologia Jurídica. A Psicologia Judiciária corresponde à prática profissional do psicólogo judiciário, sendo que toda ela ocorre sob imediata subordinação à autoridade judiciária.

3- Qual foi o assunto de maior relevância apontado pelo autor?

R- O assunto mais importante abordado pelo autor foi a importância da Psicologia Jurídica no âmbito do Direito, destacou que é um dos ramos da Psicologia que mais cresceram nos últimos anos. Abordou a importância do olhar psicológico para o mundo envolvendo o individuo, a sociedade e a justiça, a necessidade do profissional jurídico em estar apto para atuar no campo da justiça e contribuir para a formulação e interpretação de leis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com