TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pt - ADM - Sem 3 - Atividade Grupo

Trabalho Escolar: Pt - ADM - Sem 3 - Atividade Grupo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 4

3 CONHECENDO A CULTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA 6

4 DIAGNÓSTIO SOBRE A CULTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA 8

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Após o conhecimento dos diversos tipos de administradores, das diversas culturas organizacionais, importância dos recursos humanos, das funções da administração, é possível identificar dentro de uma empresa a cultura organizacional dela, dependendo do seu modo de administrar e agir em certas situações.

Através da empresa Unimed Nordeste RS, empresa de serviços médicos com sede em Caxias do Sul RS, tentaremos identificar os pontos abordados no andamento de todo semestre visando alinhar a teoria à prática, tentando identificar seu Modelo de Gestão através da sua Cultura organizacional.

É importante ressaltar que por ser uma empresa de grande porte e com muitas informações confidenciais, é complicado detalharmos um modelo de gestão específico e apto a ela, mas através de uma breve apresentação do seu histórico e de suas ações, responsabilidade social, políticas de qualidade, preocupação com meio ambiente, visão, missão, valores, princípios e objetivos que cercam seu negócio, faremos uma análise geral da sua Cultura Organizacional e Modelo de Gestão prevalente.

2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO

RAZÃO SOCIAL: Unimed Nordeste RS – Sociedade Cooperativista de Serviços Médicos

ENDEREÇO: Rua Moreira César, 2400

CIDADE: Caxias do Sul – RS

CEP: 95034-000

TELEFONE: (54) 3220-2000

CNPJ: 87.827.689/0001-00

RAMO DE ATIVIDADE: Serviços Médicos

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: Mais de 100

SÓCIO PROPRIETÁRIO: Médicos Cooperados

DIRETOR: Dr. Elias Ribeiro

GERENTE DE RECURSOS HUMANOS: Marcos Zago

GERENTE FINANCEIRO: Tirza M.S.Soares

A Unimed Nordeste RS possui um histórico que partiu das idéias do cooperativismo, iniciado em 1844 na Inglaterra por um grupo de tecelões e fundada em 9 de junho de 1972 por um grupo de 42 médicos. Os princípios ingleses já vinham sendo colocados em prática desde 1967, em Santos – SP, sede da primeira cooperativa médica do país, e desde 1971, em Erechim, a pioneira do Estado nesse tipo de sistema.

De 1972 para cá, os números da Unimed Nordeste–RS, integrante da Federação das Unimeds RS, multiplicaram-se e em 1974, a instituição contava com nove mil beneficiários, na maioria pequenas empresas locais, além dos conveniados com o IPE. Quatorze anos depois, em julho de 1988, já eram contabilizados 80 mil clientes e, em junho de 1996, 170 mil.

O crescimento se deu também na parte física. No início em uma sala locada na Galeria São Pelegrino, em Caxias do Sul, a Unimed já teve sua Sede Administrativa também no subsolo da Igreja Metodista e em 1982, a Sede foi instalada na Rua Coronel Flores até que, em setembro de 1993, foi transferida para o atual prédio, na Rua Moreira César.

Atualmente, a Unimed Nordeste–RS conta com mais de mil médicos cooperados e soma mais de 300 mil beneficiários, distribuídos nos 16 municípios de sua área de abrangência geográfica. A estrutura engloba oito escritórios regionais, 12 unidades de serviços próprios, que incluem Unimed 24 Horas, laboratórios próprios, serviço de assistência domiciliar, SOS Unimed Serviço de Remoções, SOS Emergência, Área Protegida, cinco plantões noturnos em parceria com hospitais credenciados da região, saúde ocupacional, medicina preventiva e o Hospital Unimed.

Possui como visão estratégica e missão, a excelência em gestão da saúde, por meio de qualidade, inovação e resultados e, assegurar a satisfação dos clientes pela promoção da saúde e prevenção de doenças, com soluções fundamentais nos princípios cooperativistas, pois o seu negócio é ser a solução em saúde.

3 CONHECENDO A CULTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA

Através de um questionário realizado com os gestores da empresa, tentamos identificar a cultura organizacional predominante na Unimed Nordeste RS, enfatizando perguntas que relacionam diretamente com o cliente interno e externo e o meio ambiente, além do relacionamento que a empresa possui com a sociedade.

Primeiramente questionamos a questão da Responsabilidade Social da empresa, se existe como funciona e suas características. A empresa apresentou um programa muito completo e amplo sobre essa cultura de responsabilidade social. Informou-nos que dentro da cooperativa, possuem um setor específico que trabalha com esta questão, nos passando o conceito dela para a Unimed, o qual consiste em práticas de diálogo e gestão que resultam na qualidade do relacionamento das empresas com empregados, clientes, cooperados, fornecedores, meio ambiente, governo e sociedade. Dentro da empresa, a política de responsabilidade Social baseia-se nos princípios e valores cooperativistas, fundamentados na ética e transparência de suas ações, a fim de buscar verdadeiras transformações sociais. A atuação é por diversas frentes, a fim de consolidar-se como uma empresa socialmente responsável e estas frentes são direcionados pelos indicadores do Instituto Ethos, sendo estes: valores e transparência, cooperados, publico interno, fornecedores, clientes, comunidade, governo e sociedade, meio ambiente. A empresa enfatizou o desenvolvimento de suas práticas sociais no âmbito da Organização Mundial da Saúde (OMS), embasados nas 8 metas do Milênio e que a organização é comprometida com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua. Para finalizar a questão da Responsabilidade Social, a cooperativa nos apresentou o programa de cadastramento de projetos Sociais para que a Unimed possa avaliar e apoiar de acordo com suas políticas internas, disponível no site da organização e nos falou também do seu setor de Medicina Preventiva, onde proporcionam aos clientes Unimed um conjunto de ações, conscientizando sobre a importância da prevenção de doenças e da promoção da saúde, estimulando a mudança de hábitos e cuidados pessoais, realizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com