TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Publicidade E Seus Conceitos

Casos: Publicidade E Seus Conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 9

Propaganda e Publicidade, conceitos e definições.

Publicidade: é uma técnica de comunicação de massa, paga, com a finalidade de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas para os anunciantes, geralmente para vender produtos, serviços ou marcas. Se bem utilizada, é uma fonte de economia para os produtores e de benefícios para os consumidores.

O anúncio: utilizado para comunicar algo com o propósito de vender serviços ou produtos, criar uma disposição, estimular um desejo de posse ou para divulgar e tornar conhecido algo novo e interessar aos consumidores. O bom anúncio se baseia no conhecimento da natureza humana.

Níveis de comunicação: desconhecimento, conhecimento, compreensão, convicção e ação.

Desconhecimento: nele estão as pessoas que jamais ouviram falar da empresa e do produto.

Conhecimento: esforço para conseguir a identificação do produto por parte do consumidor.

Compreensão: nesse estado o consumidor não só tem conhecimento do produto ou serviço, mas também conhece a marca e reconhece a embalagem. Reconhece o q é e pra que serve o produto.

Convicção: além dos fatores racionais do produto, a preferência do consumidor se dá, também, por motivos emocionais.

Ação: o último nível é aquele em que o consumidor realizou algum movimento premeditado para realizar a compra do produto.

A publicidade cumpre a sua missão quando contribuí para levar o consumidor por um ou mais níveis de comunicação.

Teoria Publicitária

Fenômenos de aspecto físico, fisiológico, psicológico e econômico, simultaneamente.

Físico: temos, por exemplo, que, se o vermelho é uma cor mais dinâmica que o azul, é porque, talvez, o vermelho possui um comprimento de onda superior à do azul.

Fisiológico: observa-se que os motivos musicais lentos, em tom menor, exercem efeitos deprimentes sobre a atividade cardíaca e que o contrário produz efeitos tônicos.

Psicológica: entre numerosas tendências básicas básicas das ações humanas, a publicidade trata de pôr em jogo aquela que, em cada caso particular, determina mais adequadamente o resultado que se espera obter.

Econômico: o desenvolvimento da publicidade encontra-se não só intimamente ligado ao progresso das indústrias, do comércio, da cultura e etc., como também é função da,conjuntura econômica.

Ao observar os fenômenos podemos ver que quase sempre dependem umas das outras.

Leis publicitárias

É lei científica a comprovação e o enunciado das relações constantes, uniformes, que se estabelecem entre certo número de fenômenos, sempre que se cumprem determinadas condições. A investigação de leis é o objeto da atividade humana em todos os campos do saber.

Efeitos da Publicidade na Economia das Empresas

A) Criação de mercados: quando se trata de um produto, serviço ou novidade, a publicidade e o marketing podem identificar um novo mercado, abrindo, dessa forma, horizontes ilimitados.

B) Ampliação de mercados: se o mercado já existe a publicidade e o marketing permitem ampliá-lo, verticalmente (alcançando novas faixas de consumidores) e horizontalmente (ampliando o campo de uso do produto).

C) Ação reguladora: o trabalho da publicidade nesse caso consiste em regularizar e estabilizar o consumo em casos de ciclo de produção não desenvolvido.

D) Redução dos custos: o preço mais baixo de venda de uma mercadoria assim como um lucro menor obtido sobre eles são compatíveis com o lucro global mais elevado para a empresa.

E) Ação sobre os preços: a publicidade favorece a prática de preços reduzidos para atrair a atenção dos consumidores, largamente utilizada pelo varejo.

F) Efeito regulador de estoques: a publicidade permite acelerar o ritmo de rotação de estoques, o que representa a vantagem de liberar o capital de giro de sua função na distribuição, permitindo que seja utilizado para outros fins.

G) Melhoria da qualidade: já que a publicidade é um investimento, não deve ser usada para um produto de qualidade inferior.

Marketing na Sociedade Contemporânea

A comunicação com o mercado necessariamente se nutre e se desenvolve de acordo com as características e os comportamentos da sociedade. Por isso é necessário entender melhor a sociedade contemporânea, além das causas e efeitos da publicidade nesse cenário.

Os 4 Ps do Marketing

Produto: é o que a empresa oferta. Aquilo que deve atender as necessidades ou desejos do consumidor-alvo.

Preço: envolve todos os cálculos de precificação de produtos. Deve se entender como algo que lida também com o fator psicológico do consumidor, e a maior preocupação deve ser adequar o preço ao valor percebido do produto.

Praça: envolve toda a distribuição do produto de forma que ele se torne não apenas disponível, mas também acessível para o consumidor.

Promoção: é o que promove o produto, o torna conhecido, e por isso envolve todas as atividades de comunicação. Está presente em diversos formatos:

- promoção de vendas: envolve todo tipo de concurso, jogos, sorteios, capináveis e premiações.

- relações públicas: desenvolvimento de kits para a imprensa ou para outros líderes de opinião, organização de palestras, seminários e cursos.

- vendas pessoais: estruturação, organização e desenvolvimento de reuniões ou outros processos de comunicação com o time de vendas.

- marketing direto: desenvolvimento de catálogos, malas diretas e serviços de telemarketing.

- propaganda: desenvolvimento de anúncios impressos ou eletrônicos, de embalagens, manuais, cartazes, folhetos, cupons, outdoors, de qualquer material de ponto-de-venda como displays e audiovisual como filmes.

As ferramentas do marketing mix (4 Ps) agem sempre em conjunto e de maneira sinergética.

Técnica de Publicidade

Princípios psicológicos da publicidade

A publicidade, provocando as emoções nos indivíduos, cuida de impulsionar seus desejos latentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com