TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Publicidade Natalina

Ensaios: Publicidade Natalina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

Eduardo Perfete

Gabriela Nobrega Tamiozzo

Karen Prestes de Castro Watanabe

Teoria da comunicação

Londrina

2013

Eduardo Perfete

Gabriela Nobrega Tamiozzo

Karen Prestes de Castro Watanabe

Teoria da comunicação

Trabalho que tem como tema a cultura de massas e como ela se insere no comportamento atual.

Londrina

2013

Como a festividade natalina foi moldada durante os séculos e tornou-se uma comemoração que se adéqua a indústria cultural.

O natal é hoje uma das datas festivas mais comemoradas no mundo, para muitos o natal se restringe a apenas em presentes e feriado, as pessoas esqueceram o verdadeiro significado. Por isso, dividiremos este tema em 3 partes bem distintas, a primeira parte veremos a história que envolve a festividade religiosa do natal; a segunda parte como os símbolos do natal foram criados e aceitos pela sociedade; a terceira parte falaremos sobre o natal.

Breve história do Natal, a verdade por de trás dos presentes.

O natal antigamente era comemorado em várias datas diferentes, todas a fim de simbolizar o nascimento de Jesus, que calculam ser aproximadamente seis meses após a páscoa. Ao falarmos de natal, logo se pensa em presentes. Porém o verdadeiro foi se dissipado com o tempo. A história nos diz que o natal foi criado papa Tibério no ano de 354 D.C.. Ela foi criada para lembrarmos do nascimento de Jesus Cristo. Segundo estudos essa data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível" , e era assim que denominavam Jesus, como “a luz do mundo” por isso essa alusão com o sol. Portanto ela foi criada pela igreja para simbolizar a data em que Jesus nasceu, pois, a igreja acredita que deveria cristianizar as festividades pagãs.

O Natal não fazia parte das comemorações cristãs no inicio porque na bíblia não se fala o dia exato do natal, porém, pode-se aproximar a data pelas descrições nos evangelhos de Mateus e Lucas.

Como os símbolos do natal foram criados e aceitos pela sociedade.

A origem da árvore de Natal.

Esse ritual é muito antigo e está presente em muitas culturas e religiões pagãs, ela simboliza a fertilidade da natureza, os primeiros registros de sua adoção pelo cristianismo vêm do norte da Europa, século XVI.

As pessoas começaram a montar essas alegorias em suas casas, com árvores cada vez mais decoradas, de velas (simbolizando a luz de cristo), estrelas alusão a estrela de Belém) , rosas (em homenagem a Virgem Maria) e até hóstias (pedindo perdão pelos pecados). A árvore de natal só se difundiu pelo resto do mundo a partir de 1841, quando o príncipe Albert (1819-1861) – esposo alemão da rainha Vitória – montou uma delas no palácio britânico. Na época, o império vitoriano dominava muitos territórios e o costume se tornou universal.

O Papai Noel

O verdadeiro Papai Noel foi uma pessoa de carne e osso, mais precisamente São Nicolau Taumaturgo – um arcebispo turco. São Nicolau costumava ajudar pessoas pobres da cidade de Mira colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas durante a época de Natal.Porém, como tudo referente ao natal é midiatizado o papai noel também foi.

Antes o Papai Noel ou Pai Natal, era representado com roupas de inverno na cor verde (com detalhe branco ou prateado) típico de lenhadores. Acontece que em 1931 a Coca-Cola fez uma campanha publicitária vestindo o Papai Noel com as cores vermelha e branca como hoje é conhecido.

A Coca-Cola encomendou ao artista Habdon Sundblom uma remodelagem do Papai Noel que o tornasse mais humano e que colocasse nas roupas as cores da marca.

O objetivo inicial da Coca-Cola era aumentar as vendas no inverno e o sucesso foi tão grande que a marca começou a adotar o Papai Noel como um dos principais símbolos da mesma e o público adotou como símbolo oficial do Natal.

Muitas pessoas acham que foi a Coca-Cola que criou o Papai Noel, na verdade a marca padronizou sua imagem. Até 1931, o Papai Noel tinha varias formas e varias cores diferentes. Com a campanha da Coca-Cola foi criado um padrão universal.

Atualmente a figura do Papai Noel está presente na vida de crianças do mundo inteiro principalmente na época das festas natalinas. Natal sem Papai Noel não é a mesma coisa.

O Papai Noel era representado por uma roupa verde e era magro. Com um tempo foi ganhando novas cores, ganhou peso e uma barba.

A Coca-Cola influenciou a imagem do Papai Noel, porque mesmo que não tenham certeza que cores exatamente ela era ou se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com