TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do especialista em serviços sociais nos campos humanitário e social

Projeto de pesquisa: O papel do especialista em serviços sociais nos campos humanitário e social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO - PAU DOS FERROS / RN

DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

PROFESSORA EAD: LUCIANA HADDAD FERREIRA

ANA PAULA DE LIMA MAIA RA 400800

EDILÂNIA MARIA NOGUEIRA DE QUEIROZ RA 397005

LORENA CELY QUEIROZ SÁ RA 398182

MICHELE DE QUEIROZ RÊGO RA 397626

MAYARA DE QUEIROZ CASTRO RA 397203

NARLA LAURINDA CHAVES DE AQUINO RA 399638

POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE- NASF ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

PAU DOS FERROS/RN

SETEMBRO/2014

INTRODUÇÃO

Este projeto visa apresentar métodos e técnicas para favorecer o serviço social no NASF e o resgate dos valores humanos da sociedade no posto de saúde de Pau dos Ferros, assim como fornecer as bases teóricas e metodológicas com vistas ao planejamento e execução do mesmo.

A proposta lançada pelo projeto tem como campos de ação a utilização de técnicas e para a melhoria da sociedade. Sua intenção é observar os problemas que encontramos nas dificuldades da sociedade Pauferrense.

Conheço de perto o dia a dia das pessoas, todas elas vêm de uma situação semelhante, fome, miséria, violência, drogas, desestruturação familiar. Para elas não é nada fácil, pois ela não tem apoio de nenhuma política pública voltada para elas, as ruas muitas vezes é apenas um lugar de divertimento, ou seja, as pessoas buscam fora o que não tem no bairro onde moram.

Para muitos a rua é um lugar onde vivem, montam paredes invisíveis e se tornam instrumentos de todo tipo de violência e preconceitos. Muitas destas pessoas não acreditam no amanhã e o passado é duro e perigoso demais para ser lembrado. Diante desses aspectos e da experiência da assistente social, percebo a dificuldade de entrosamento dessas pessoas. Mediante análise nas ruas de Pau dos Ferros, os fracassos são decorrentes dessas opressões sofridas por elas. As metodologias usadas neste projeto são propostas de uma assistência atuante a qual possa unir família e sociedade trazendo benefícios para aqueles que um dia sonham com um futuro melhor.

JUSTIFICATIVA

Função do profissional de Serviço Social para a área de Ciências Humanas e Sociais

Estar atento às questões sociais, devendo apreender a realidade em todas as suas dimensões para desenvolver seu trabalho com qualidade, tendo então um espaço próprio a ser ocupado no interior do conjunto das ciências sociais, espaço esse marcado, por um lado, pela reflexão mais diretamente ética que envolve a prática cotidiana dos assistentes sociais e, por outro, pela discussão diretamente política da relação entre os projetos de emancipação, a ação do Estado e a atuação dos assistentes sociais enquanto vetores de implementação das políticas sociais.

Relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do Serviço Social

A relevância social de uma pesquisa está na sua capacidade de apreender a realidade e de servir de referência para os profissionais da categoria e de outras áreas de conhecimento, sendo assim, alimentadora de práticas profissionais. É uma cadeia de sustentação que deve assentar-se nas demandas e nos impasses vivenciados no contexto do exercício da profissão, considerando as determinações sociais, econômicas, políticas e culturais que expressam a realidade contemporânea e o projeto ético-político profissional. Na conjuntura deste universo, comprometido com a democracia e justiça social, materializado no Código de Ética de 1993 e no processo de Revisão Curricular, que fundamenta a formação profissional e pelas Organizações representativas – Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), têm-se mobilizado e se feito atual garantia dos direitos sociais no campo das políticas públicas, bem como têm mantido importante interlocução com os movimentos sociais da sociedade civil. A dinamicidade se constitui na medida em que a profissão alcança maturidade intelectual, evidenciada pela sua produção teórica e capacidade de diálogo crítico, com diferentes áreas de conhecimento das ciências sociais e humanas.

PROBLEMATIZAÇÃO TEÓRICA

TEMA: O papel do Assistente Social no NASF A de Pau dos Ferros – RN

PÚBLICO ALVO: Apoio às equipes de saúde da família (SF), na abordagem e no processo de trabalho referente aos casos de transtornos mentais comuns, severos e persistentes nos casos necessários. São realizadas semanalmente visitas domiciliares, encontros e palestra com grupos de idosos, gestantes, hipertensos e diabéticos, inclusão social. Essa problemática tem por finalidade expor aspectos voltados para a realidade social de muitos brasileiros que, atualmente, dependem das políticas públicas para ter seus direitos preservados e efetivados perante a sociedade atual e regulamentados na Constituição Federal de 1988.Entende-se por Políticas Públicas “o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas. Expressa a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço público”. As funções que sustentam as Políticas Públicas são planejamento, orçamento e execução. O planejamento, na perspectiva democrática, é o exercício difícil de combinar demanda social, determinação política e conhecimento técnico da realidade, levando assim a decisões capazes de reverter situações insustentáveis de privação e desigualdade. O orçamento estima a receita e fixa a despesa projetando-as ao longo de um período para buscar a sustentação monetária para o planejamento realizado. A execução, materialização dos objetivos e metas definidos anteriormente, originando elementos de avaliação e redefinição das políticas públicas em curso. Nessa função o foco está em arrecadar e usar as receitas previstas na realização das despesas fixadas. O principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com