TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Público E Privado

Artigo: Público E Privado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  2.304 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADE AVALIATIVA – Disciplina: “O Público e o Privado em Gestão Pública”

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

POLO MARTINS – RN

Aluno: ABRAHAM LINCOLN PIRES MANIÇOBA

01) Relacione os poderes e deveres dos agentes públicos e pelo menos três princípios que regem a Administração Pública. Depois aponte duas razões das mudanças que se produziram entre o Estado e o setor privado nos últimos tempos.

O agente público, não age em nome próprio, mas em nome do Estado. Sendo assim, o ordenamento jurídico confere a esses agentes, certas prerrogativas indispensáveis para alcançar o objetivo principal que é o interesse público, que são os chamados poderes administrativos. Estes poderes impõem deveres específicos para os que execultam tais atividades, podendo ser citado como exemplos destes poderes: poder hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia.

O poder hierárquico incide nas relações entre agentes e órgãos que ocupam diferentes níveis dentro de uma mesma entidade. É privativo da função executiva. Objetiva ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas, no âmbito interno da Administração Pública. Do poder hierárquico são decorrentes certas faculdades implícitas ao superior, tais como dar ordens e fiscalizar o seu cumprimento, delegar e avocar atribuições.

O poder disciplinar se resume na faculdade de punir internamente as infrações funcionais de servidores, é exercido no âmbito dos órgãos e serviços da administração. É uma forma de controlar o desempenho das funções e conduta de seus servidores, responsabilizando-os pelas faltas que porventura forem cometidas.

O poder regulamentar é o poder dos chefes do executivo de detalhar a lei para sua correta execução ou de expedir decretos autônomos sobre matéria de sua competência ainda não disciplinada por lei.

Já o poder de polícia, Hely Lopes Meirelles define como sendo a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do Estado.O autor ainda enfatiza como sendo um mecanismo de frenagem de que dispõe a administração para conter os abusos do direito individual. Este poder possui alguns atributos que lhes conferem efetividade que são: - Auto executoriedade: o ato para ser executado não requer intervenção do Judiciário. - Discricionaridade: o Estado avalia a oportunidade e a conveniência para exercê-lo. - Coercibilidade: é o poder que o ato tem de se fazer cumprir, usando a força se necessário.

Estes poderes estão diretamente relacionados aos deveres, decorrentes dos Princípios que norteiam a Administração Pública e são:

1) O Princípio da Legalidade.

O agente público tem que agir baseado no que determina a lei. Ao passo que se deixar de agir ou retardar a sua ação, configurará omissão (prevaricação) crime previsto no código penal brasileiro.

2) O Princípio da Publicidade e da Responsabilidade

O dever de prestar contas que todos os agente públicos tem, quando do exercício das suas funções. Além de agir, conforme a lei, tem também o dever de prestar contas e dar publicidade aos seus atos.

3) O Princípio da Eficiência

Introduzido pela Emenda Constitucional 19, impõe ao agente público uma atuação baseada não apenas na legalidade, mas também exigindo resultados positivos. A modernização dos procedimentos de gestão utilizados pela Administração Pública trouxe a exigência deste fator, trata-se de uma tendência em atender aos interesses coletivos de forma célere e com resultados efetivos. O objetivo é um Estado que planeje, desenvolva e execute suas funções de forma eficaz e com mais efetividade buscando resultados duradouros e satisfatórios.

4) O Princípio da Moralidade

Também chamado de dever da probidade que significa dizer que para o agente público, não basta o cumprimento da legalidade, ele deverá respeitar os princípios éticos de razoabilidade e justiça.Quando ele age contrariando as regras da moralidade ele cometerá ato de improbidade administrativa, cujas sanções, encontram-se previstas no Art. 37 Constituição Federal / 88.

Com relação às mudanças ocorridas entre Estado e setor privado nos últimos tempos, podemos observar que se antes, nas sociedades capitalistas as atividades produtivas eram atribuições dos agentes privados, com o passar do tempo o Estado passaria a intervir também nesta esfera, acabando com a delimitação rígida entre o público e o privado. Como exemplo, podemos citar abaixo setores onde ocorreram as principais intervenções: - Regulação das relações trabalhistas: trata-se da intervenção que gerou maior impacto nas sociedades do séc. XX. Com a organização do movimento operário, intensificação da ação sindical e das lutas sociais na Europa, a rigidez liberal deu lugar a intervenção do Estado até o estabelecimento do chamado Estado de Bem Estar Social. - Prestação de serviços sociais: ao longo do séc. XX, transporte, habitação e lazer passariam a ser oferecidos também pelo poder público. - Produção de bens: como os capitais nacionais privados não eram suficientes para os investimentos necessários à industrialização do Brasil, o Estado passaria a atuar como produtor em áreas estratégicas, criando: Cia Siderúrgica Nacional (1941), Cia Vale do Rio Doce (1942), Petrobrás (1953), dentre outras. Podemos destacar duas razões para que estas intervenções ocorressem. A primeira seria fazer uma forma de regulação destas atividades, com o objetivo de evitar períodos de grandes recessões econômicas e sociais conforme as ocorridas após a crise de 1929. A segunda seria a implementação da industrialização do Brasil.

02) Considerando os conteúdos estudados nas duas Unidades desta disciplina, estabeleça as relações existentes entre as especificadas da esfera pública,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com