TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE E DESEMPENHO NO TRANSPORTE

Tese: QUALIDADE E DESEMPENHO NO TRANSPORTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Tese  •  4.020 Palavras (17 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 17

ATPS

QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NOS TRANSPORTES:

TRANSPORTE COLETIVO URBANO

* Introdução

Mesmo que a montagem institucional da organização, gestão e financiamento dos sistemas de transporte coletivo urbano se revista de características peculiares a cada aglomeração, a observação do funcionamento das estruturas existentes em diferentes cidades do mundo é um subsídio valioso, sobretudo, quando se está em busca de soluções que viabilizem e racionalizem a mobilidade nas metrópoles brasileiras.

* H.X.R Neto

O artigo do Prof. Hostilio Xavier Ratton Neto aborda um tema que abre margem para discussões no mundo todo. Ele relata que todos parecem querer resolver o problema com transporte público, só parecem??

O Prof. Hostilio nos dá, nesse artigo, uma ideia de como é o transporte público em alguns países desenvolvidos, mas não comenta nada do transporte público no Brasil. É importante termos uma ideia de como funcionam os serviços lá fora, porém, precisamos nos ater mais aos problemas internos.

Claro que o artigo é instrutivo, mas não basta pesquisar, informar, dar opiniões, se não se colocam em prática as ideias relatadas, ou pelo menos, que haja um estudo apropriado para que se possa amenizar as dificuldades encontradas no tema.

* TRANSPORTE URBANO DE PASSAGEIROS

Nos últimos anos tem sido adotados novos conceitos e modelos de gestão que incentivam a competitividade, em que o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade sãoalvos de uma busca constante. As cidades brasileiras apresentam falta de investimento em infraestrutura, baixo poder aquisitivo dos usuários, más condições de frota, problemas de gestão dentre muitos outros fatores, que contribuem para má qualidade dos serviços. É de fundamental importância a participação das empresas de serviços de transportes coletivos de passageiros.

A qualidade na prestação de serviço é um assunto recente no setor de transporte, principalmente no transporte de cargas.

Existem três tipos de disputa na operação de transporte de passageiros:

* A disputa pelo usuário com a adoção de um modelo de compensação tarifária, criação de áreas exclusivas;

* A luta para manter sua área de atuação que está sendo invadidos por transportes clandestinos.

* A disputa para operar em novas linhas ou expandi-la para aumentar sua frota;

Usualmente, as empresas tentam elevar tanto a frota quanto a quilometragem, visto que esses são os principais parâmetros usualmente utilizados nos processos de redivisão.

A necessidade do usuário é poder chegar ileso e pontualmente em seu destino, deve ter a tranquilidade de saber que os serviços estão disponíveis quando necessário.

Para garantir a boa qualidade dos transportes, as empresas estão investindo na contratação de técnicos de nível superior.

Devem também ser consideradas, na sua dimensão econômica, as despesas de manutenção no setor de transportes para conter e reduzir custos, amortizarveículos, preservar os investimentos e oferecer qualidade nos serviços prestados.

Entre as varias técnicas e estratégias para aumentar a qualidade do transporte de passageiro pode se citar o uso de equipamentos e novas tecnologias como:

* Adoção do TACOMAX que limita o giro do motor e controle da qualidade,

* Adoção do DRIVE-MASTER para registro de freadas e curvas bruscas,

* O TACÓGRAFO para controle de irregularidades em operação.

* O uso do sistema de bilhetagem eletrônica,

* O planejamento e controle da manutenção e operação

* Controle de custos e consumo

* Relacionamento com os usuários

* Controle da receita

* Treinamento e formação de pessoal

As empresas que criarem mecanismos eficazes para avaliar constantemente as mudanças de mercado, planejar e anteciparem o futuro, estão no seleto grupo das que sobrevivem, lucram e crescem.

* Conclusão

Devemos ficar atentos. A qualidade do serviço corretamente entendida pode se transformar em uma arma altamente efetiva. O meio de se criar e sustentar uma vantagem competitiva, entendendo-se esta como a diferença perceptível de satisfazer as necessidades do cliente. Isso só pode acontecer se os serviços forem tratados como uma questão estratégica e forem adicionados mecanismos para torna-los um valor chave de organização.

* Bibliografia

http://revistatransportes.org.br/anpet/article/view/329

PLT – Qualidade e Produtividade nos Transportes – Cap. 01

Introdução ................................................................................................................................04

Etapa 1.......................................................................................................................................05

Etapa 2...................................................................................................................................... 08

Etapa 3.......................................................................................................................................12

Etapa 4.......................................................................................................................................14

ConsideraçõesFinais.................................................................................................................21

Referências Bibliográficas........................................................................................................22

Introdução

O objetivo desta ATPS é apresentar a organização e financiamento de sistemas de transporte coletivo urbano, a importância, as estratégias e técnicas para aumentar a qualidade e produtividade do mesmo, a competitividade na regulamentação do transporte rodoviário de passageiros.

Aumentaremos nosso conhecimento também nas modernidades do transporte de Cargas, no transporte Aquaviário e suas características com vantagens e desvantagens.

Faremos a pesquisa sobre o transporte aéreo, ferroviário, aquaviário, enfim, mostraremos que o enfoque conceitual para o transporte de passageiros direciona-se para a satisfação plena do usuário e para precisa identificação do tipo de oferta desejada.

Vamos entender que uma gestão moderna precisa considerar de forma equilibrada, as noções de qualidade e produtividade.

“Um método de gestão da produtividade com qualidade do transporte coletivo urbano por ônibus é um procedimento destinado a selecionar, comparar, calcular e analisar atributos e respectivos indicadores de qualidade sem prejuízo da sua produtividade, para promover a melhoria continua do serviço” Lima (1996)

Etapa 1

Organização, gestão e financiamento de sistemas de transporte coletivo urbano

Conceito, Técnicas e estratégias paraaumentar a qualidade e produtividade

O transporte compreende a deslocação de pessoas e bens fomentando a ligação entre cidadãos, regiões e atividades. Os sistemas de transportes e o seu planeamento estão diretamente relacionadas com as mudanças socioeconómicas e têm uma abrangência multidisciplinar:

História: desempenhou um importante papel histórico na ascensão de algumas civilizações (Egito, Roma e China), bem como na defesa nacional e tem um legado indiscutível no desenvolvimento da sociedade.

Social: determina o grau de desenvolvimento de uma sociedade, o transporte em conjunto. Como a infra-estrutura é um meio completamente facilitador no acesso à educação, ao emprego, à saúde e a atividades culturais e desportivas.

Ambiental: é uma das preocupações (qualidade do ar, do ruído, energia) que domina a atualidade, o transporte coletivo apresenta clara vantagem em relação ao transporte individual.

Econômica: a evolução dos sistemas de transporte tem reflexo no desenvolvimento econômico, na produção de bens e serviços. Revela-se um instrumento de promoção de regiões e determinadas atividades económicas como turismo e o mercado imobiliário. O próprio sector dos transportes é um impulsionador de novas oportunidades na inovação tecnológica de sistemas de controlo, na produção de veículos modernos, criação de emprego na exploração do transporte público (gestão, operação e manutenção de veículos e instalações);

Política: as decisões políticas são um fator determinante no investimento dos modos e nas infraestruturas de transporte, no planeamento do transporte enas opções de subsidiar a mobilidade dos cidadãos. Por outro lado, os governos centrais, regionais e locais têm um papel importante no que à regulação do sector e podem utilizar a oferta do transporte como uma ferramenta para a correção de assimetrias.

Um processo produtivo, na área de serviços, pode ser visto como a forma pela qual se transforma recursos de entrada a fim de criar serviços úteis de saída. Os recursos de entrada, no caso de uma empresa operadora de transporte urbano de passageiros, são veículos, pessoal de operação, pessoal de manutenção, pessoal administrativo e equipamentos diversos, que são utilizados para disponibilizar uma oferta de transporte público urbano. Como resultado final desse processo, tem-se os passageiros transportados ao seus destinos.

Para que esse processo produtivo preencha as expectavas dos usuários dos serviços das empresas operadoras e o órgão gestor precisamos cumprir as suas responsabilidades.

• Os pontos de parada, estações e terminais devem ser adequados para prover as necessidades básicas de conforto;

• Os veículos devem cumprir o horário previsto de passagem no ponto de parada;

• Os motoristas e cobradores devem ter um elevado grau de urbanidade no trato com o passageiro;

• As vias utilizadas devem apresentar condições no mínimo razoáveis de pavimentação;

• Os usuários devem chegar ao seu destino dentro do tempo previsto, sem sofrer desgastes físicos e mentais decorrentes da qualidade do serviço.

Em consonância com a formação de recursos humanos, as empresas vem introduzindo modernas técnicas de gestão e deadministração, fazendo uso sistemático das técnicas computacionais no seu dia-a-dia. Diversas são as empresas que desenvolvem metodologias de automatização nas áreas operacional e de manutenção, destacando-se a importância da computação no recebimento das prestações de contas, no controle da demanda e na venda de crédito (sistemas de bilhetagem eletrônica), no controle estatístico dos dados operacionais, na programação de linhas, no gerenciamento dos serviços na área de manutenção, controle de peças, de pneus, movimentação dos componentes do almoxarifado e estratégias para aumentar a qualidade e a produtividade do transporte urbano de passageiros, podem-se citar a seguir:

• Adoção do Tacomax que limita o giro do motor para otimização da faixa de torque e controle da velocidade

• Adoção do Drive-Master para registro de freadas e curvas bruscas, como identificação da linha do horário e do motorista

• Adoção do Tacógrafo para controle de irregularidades em operação: excesso de velocidade, tempo parado e cumprimento do horário

• Avaliação de utilização de veículos movidos a gás ou biodiesel, como alternativa para a redução de custos operacionais

• Uso de sistemas de bilhetagem eletrônica para controle e sistematização de informações operacionais e de arrecadação.

Planejamento e controle manutenção

• Controle, por carro, manutenção preventiva

• Verificação Noturna diária da pressão dos pneus

• Controle diário de serviços, por veículo e por mecânico

• Adoção de ficha de socorro de rua, com registros por tipo de ocorrência e identificação de motoristaControle de consumo e de custos

• Acompanhamento dos custos por carro, diariamente

• Acompanhamento do consumo de combustível, por veículo e por motorista

• Controle de despesas mensais de reposição de peças e acessórios por veiculo

• Manutenção de estoque mínimo no almoxarifado, com software de acompanhamento, online, do fluxo de entrada e saída de peças e acessórios

• Controle diário de horas trabalhadas e de adicional noturno do pessoal de operação.

Assim, com a adoção de modernas práticas de organização do trabalho, de postura da liderança empresarial, de marketing e relações públicas com cliente e fornecedor e de gestão de processos, a empresa estará preparada para enfrentar um mundo em permanente transformação.

Etapa 2 - A competitiva na regulamentação do transporte rodoviário de passageiros

O transporte rodoviário de passageiros é composto por diversas modalidades, com características operacionais que distinguem uma das outras. Segundo essas características, pode-se estabelecer a seguinte classificação:

• Transporte Rodoviário Urbano de Passageiros: é utilizado para a movimentação da população nos centros urbanos das cidades e regiões metropolitanas, sendo caracterizado por apresentar linhas regulares de curta distância, com horários e itinerários bem definidos e de grande frequência. Nessa modalidade de transporte, um veículo chega a realizar vinte, trinta ou até quarenta viagens por dia.

• Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional: caracteriza-se pelo transporte de passageiros entre cidades, estado e países, por meio delinhas regulares de longa distância, com horários e itinerários bem definidos. Nessa modalidade, em geral, o veículo realiza no máximo cinco viagens por dia, podendo, eventualmente levar até mais de uma semana para completar uma viagem, no caso de percursos de maior distância.

• Transporte Rodoviário Escolar: essa modalidade é especifica para o transporte de estudantes, da casa para a escola e vice versa, e apresenta características operacionais distintas das duas primeiras. Sendo flexível em relação ao roteiro, o plano de operação deve garantir que cada passageiro seja transportado de sua casa para a escola satisfazendo janelas de tempo previamente acordadas entre as empresas transportadoras e os usuários.

• Transporte Rodoviário de Turismo: possui roteiro e horário particularizado para cada viajem, em geral estabelecidos em um contrato firmado entre a empresa e o grupo de passageiros. Os veículos utilizados apresentam características próprias ás viagens de longo percurso, com algumas comodidades adicionais, como televisão, som ambiente, vídeo, bar, mesa para jogos etc.

• Transporte Rodoviário Particular de Passageiros: essa modalidade de transporte é utilizada por empresas e outras instituições no deslocamento de seus empregados entre os diferentes locais de trabalho. Cada viagem é programada de acordo com as necessidades da empresa e a disponibilidade do veículo.

Planejamento e competitividade:

O planejamento operacional nas empresas de transporte de passageiros tem como objetivo principal sistematizar e otimizar os procedimentos adotados na movimentação de pessoasentre diversos pontos geograficamente distribuídos.

A realização do planejamento operacional nas empresas de transporte de passageiros compreende os seguintes estudos:

• Análise dos custos operacionais

• Estudo da demanda

• Dimensionamento e alocação da frota

• Dimensionamento e alocação das equipes de pessoal (motoristas)

Com a grande competitividade, temos em vista da falta de uma base especifica sobre a prestação de serviços de transporte rodoviário de passageiros e da pouca ênfase ao conhecimento do perfil da demanda e a participação do usuário nos processos decisórios, seria interessante investir em novos estudos sobre o assunto. Por acreditar que a inclusão de questões sobre a demanda pelo serviço no censo, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio e na Pesquisa Família/Padrão de Vida, pode gerar respostas com elevado grau de confiabilidade e facilitar a elaboração do que as principais pessoas, ou seja, os usuários falem a respeito do transporte que utilizam.

Nas busca pelo fortalecimento da prestação de serviço adequado ao usuário, em decorrência da ausência de mecanismos regulamentares que atendam aos princípios legais da atualidade e da diminuição de tarifas.

A questão tarifária é um aspecto essencial para promoção da inclusão social, e devido à importância do tema, espera que realize estudos prévios, a fim de identificar a possibilidade de utilização de recursos públicos

Para custear as gratuidades previstas em lei, especialmente aquelas concedidas aos usuários do serviço de transporte rodoviário interestadual semiurbano. Essa medida traz àtona a urgência de se melhor alocar recursos públicos para o custeio direto ou indireto do transporte público para a camada mais carente da população, seja por uma revisão do sistema de isenções e de reduções compulsórias de tarifas, seja por políticas públicas que privilegiem verdadeiramente a justiça tarifária.

Empresa Entrevistada: Trans Vias

A empresa Trans Vias encontra-se no segmento de transportes há mais de 22 anos, a mesma trabalha com transporte rodoviário de cargas e mudanças, sendo marcada desde o início da eficiência.

Cargas, a empresa possui contratos estabelecidos com órgãos particulares e governamentais, tanto para distribuição e atendimento da rede escolar com alimentos, quanto para transportes mobiliários de desembalados. Setores que exigem grande responsabilidade e prazos a serem cumpridos, exigências também requisitadas nos setores de indústria e comércio, e que certamente serão atendidas de acordo com as normas.

Mudanças: oferece diversos sistemas de embalagens, desde a louça e cristais até as roupas e eletrodomésticos, tudo é devidamente acondicionado para que a casa do cliente seja transportada com segurança.

Com funcionários treinados e especializados em embalagens, desmontagens, montagens e carregamentos, visando o crescimento e a valorização do mercado de trabalho junto a empresas e clientes em geral, buscando a qualidade total do serviço prestado.

A empresa oferece também Guarda- Móveis

Basta armazenar os objetos em um dos depósitos, pelo tempo que for necessário, e os mesmos ficam protegidos e seguros. Os objetos são colocados emboxes individualizados, (possui seguro e data indefinida). A empresa foi uma das precursoras no seguimento de guarda-móveis e arquivos para documentos de empresas, contando com boxes individualizados, com toda segurança e privacidade.

A empresa conta com uma frota de caminhões novos e com as mais modernas técnicas de transportes, embalagens e armazenamentos.

No atendimento de casos específicos, e conforme a necessidade tem a possibilidade e prontidão para atender os clientes com modificações nos veículos, como cabideiros e outros acessórios necessários a acomodações da carga.

Características da frota: Caminhões blindados, forrados e equipados com cobertores furgões para pequenas entregas. Trabalhamos com lotações para vários estados brasileiros, em cargas diversas gerais e específicas.

Em geral, a empresa conta com uma frota de caminhões novos, atuantes em todo o país e exterior, com as mais modernas técnicas de transportes, embalagens e armazenamento. Precursora no segmento em embalagens, desmontagens, montagens e carregamentos, visa a satisfação do cliente, e a qualidade em todos os serviços prestados. Atuante em todo o país e exterior, crescendo constantemente na área de cargas e mudanças.

Etapa 3. Transportes Aquaviários de Cargas

O modal aquaviário abrange em uma só definição os modais marítimo e hidroviário. No modal marítimo, a carga é transportada em embarcações, pelos mares e oceanos. Dentro do modal marítimo, temos o Longo Curso, ou seja, o transporte marítimo internacional, onde os navios deslocam-seentra portos de países diferentes. Temos também a Cabotagem, onde o navio navega ao longo da costa de um mesmo país, deslocando-se entre portos do mesmo país também.

No modal hidroviário, ou fluviolacustre, a carga é transportada em embarcações, através de rios, lagos e lagoas.

Processo de produção do transporte aquaviário:

- Coleta por meio rodoviário ou ferroviário;

- Descarregamento de caminhões ou vagões;

- Armazenagem no porto de origem;

- Embarque do navio ou comboio fluvial;

- Desembarque do navio ou comboio fluvial;

- Armazenagem no porto de destino;

- Carregamento de caminhões e vagões;

- Distribuição por meio rodoviário ou ferroviário.

Características do transporte aquaviário de cargas:

- É fundamental para a ligação entre os continentes por ser mais barato que o modal aéreo.

- Competitivo para longas distâncias.

- Sua confiabilidade e sua disponibilidade são limitadas por condições naturais.

- Depende da infraestrutura portuária.

- No marítimo pode transportar todo tipo de produto, no hidroviário, apenas produtos de baixo valor agregado.

- Ideal para grandes volumes de movimentação.

Vantagens e desvantagens:

Principais vantagens: Principais desvantagens:

• Eficiência energética.

• Economia de escala.

• Maior capacidade de carga.

• Movimenta qualquer tipo de mercadoria.

• Redução do custo de frete. • Transbordo nos portos.

• Lento.

• Maior necessidade de embalagem.

• Necessidade de infraestrutura.

• Disponibilidade.

Etapa 4. Transporte Rodoviário de Cargas

Característicasdo transporte rodoviário de cargas:

- Complementa outros modais de transporte.

- Ideal para pequenas e médias distâncias.

- Realiza serviço ponto a ponto.

- Transporta qualquer tipo de produto.

Vantagens e desvantagens:

Principais vantagens: Principais desvantagens:

• Maior disponibilidade de vias de acesso;

• Possibilita o serviço porta a porta;

• Entregas rápidas a curta distância;

• Embarques de pequenos lotes;

• Facilidade na substituição do veículo. • Maior custo operacional;

• Congestionamentos;

• Desgaste da malha rodoviária;

• Menor capacidade de carga;

• Menos competitivo para longas distâncias.

Transporte Ferroviário de Carga

Características do transporte ferroviário de cargas:

- Ideal para grandes volumes de movimentação.

- Competitivo para médias e longas distâncias.

- Direcionado para produtos de baixo valor agregado, como minério, produtos agrícolas, carvão, etc.

Vantagens e desvantagens:

Principais vantagens: Principais desvantagens:

• Transporte de grandes lotes;

• Terminais privados junto às unidades produtoras;

• Fretes baixos, de acordo com o volume;

• Baixo consumo energético;

• Baixo custo de infraestrutura. • Tempo de viagem;

• Baixa flexibilidade de rotas;

• Custo de transbordo;

• Exposição a furtos;

• Disponibilidade de material rodante.

Transporte Aéreo

Características do transporte aéreo:

- Utilizado onde o tempo é um fator muito importante.

- Transporte de pequenos volumes e de fácil movimentação.

- Ideal para longas distâncias.

- Direcionado ao transporte de produtos de alto valor agregado.- É o mais rápido dentre os modais.

Vantagens e desvantagens:

Principais vantagens: Principais desvantagens:

• Velocidade, eficiência e confiabilidade;

• Movimentação mais cuidadosa;

• Redução de custos com estoques;

• Alcance de regiões inacessíveis a outros modais. • Menor capacidade de carga;

• Valor do frete elevado;

• Restrições a alguns tipos de cargas;

• Infraestrutura nacional.

Relatório final

1. Transportes Rodoviários e Ferroviários de cargas

2.

Características transportes rodoviários são as seguintes:

- É realizado sobre rodas e por vias pavimentadas, ou por vias de chão batido;

- Transporta cargas ou pessoas;

- Realizado por veículos automotores (caminhões, ônibus, furgões e outros);

- Preço superior ao transporte hidroviário e ferroviário;

- É adequado para o transporte de mercadorias de alto valor ou perecível, para produtos acabados ou semiacabados, cargas mistas;

- É o modal principal da área de transportes no Brasil;

- Adequado para curtas e médias distâncias;

- Alto custo de manutenção;

- É muito poluente que causa grande dano ambiental;

- Baixo nível de Segurança no transporte, devido à incidência de furtos e roubos de cargas e de veículos, bem como o grande número de acidentes nas rodovias;

- É viável para as entregas porta a porta;

- Maior flexibilidade devido a grande extensão da malha rodoviária;

- Trafega em velocidade moderada;

- A entrega é confiável, referente ao tempo percurso;

- Tem baixa capacidade de carga devido a limitação de volume e peso;

Transporte ferroviário,tem as seguintes características:

- É realizado sobre trilhos;

- Transporta grande quantidade de cargas;

É adequado para o trafego de grandes distâncias;

- Sua implantação tem um alto custo, devido a montagens de trilhos (ferrovias) e estações;

- Baixo custo na manutenção;

- Tem maior segurança em relação ao modal rodoviário, visto que ocorrem poucos acidentes, furtos e roubos.

- É um transporte lento devido às operações de cargas e descargas;

- Baixa flexibilidade com pequena existência de extensão da malha ferroviária;

- É pouco poluente.

Vantagens e desvantagens modal rodoviário:

Vantagens modal rodoviário são:

- Movimenta pouca mercadoria, na qual reduz os riscos de danos;

- Os veículos vão até onde está a carga, diferente dos demais modais que não são flexíveis, tendo que deslocar a carga até o modal;

- Faz entregas porta a porta;

- Os clientes não precisam buscar as mercadorias as quais são entregues em qualquer lugar que o cliente precisar;

- É um modal ágil e rápido para fazer entregas de mercadorias em curto espaço de tempo;

Desvantagens modal rodoviário são:

- Alto custo na manutenção ou construção da malha rodoviária, as quais na maioria são privatizadas e cobram pedágios;

- O custo do frete é muito alto, relativo aos demais modais, exceto o aéreo;

- Elevado grau de poluição, que causa dano ao meio ambiente;

- A capacidade de carga tracionada e reduzida, haja visto, ao limite de peso e dimensões;

As principais vantagens do modal ferroviário são:

Vantagens

- Transporta grandes volumes de mercadorias por distâncias longas;

-Alto nível de segurança, devido a ser um transporte com pouca incidência de furto e roubo, bem como acidentes;

- É um modal ecologicamente recomendável, devido a baixa emissão de gás carbônico;

Desvantagens do modal ferroviário são:

- Os clientes precisam transportar as suas mercadorias com a utilização de outro modal até os locais de cargas e descargas;

- É um transporte lento, não recomendável para distâncias curtas;

- É um transporte pouco flexível, devido a pouca malha ferroviária;

Modal rodoviário.

Modal Ferroviário

Transporte Aéreo de Cargas.

Características do transporte aéreo de cargas.

- É Ideal para o transporte de mercadorias com pouco volume e peso, geralmente produtos perecíveis e de alto valor agregado;

- Eficaz nas entregas urgentes;

- Rapidez nas entregas, devido ao rápido deslocamento;

- Segurança no transporte de mercadorias;

- Redução de custos com embalagens;

- Aumento de rotas e das frotas aeroviárias de cargas.

Vantagens e desvantagens do modal aéreo.

Vantagens

- É o modal mais rápido e seguro;

- Não precisa de embalagens mais reforçada;

- Os aeroportos, são bem localizados ou seja próximo aos centros de produção.

Desvantagens

- Menor capacidade de carga;

- Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais.

Modal aéreo.

Transportes Aquaviário de Cargas.

Características do transporte aquaviário de cargas.

- O transporte aquaviário, também conhecido por transporte de cabotagem é feito por balsa, navio e barcos.

- O transporte aquaviário abrange o transporte marítimo que utiliza a viade comunicação com mares abertos, bem como os transportes fluviais que é feito em lagos e rios.

- É o transporte mais utilizado no comércio internacional.

Vantagens e desvantagens do modal aquaviário.

Vantagens:

- Maior capacidade de carga;

- Menos custo no transporte;

- Grande competitividade para o transporte de longa distância;

- Menor de acidentes;

- menos índices de emissão de poluentes;

Desvantagens:

- Necessita de transbordo nos portos;

- Longas distâncias dos centros de produção;

- Menor flexibilidade nos serviços, o qual se junta a frequentes congestionamentos nos portos;

Modal aquaviário

Considerações Finais

Nesta ATPS, podemos mostrar a importância do transporte rodoviário e suas características.

Conseguimos enxergar que a chave para a modernização da sociedade e da economia é a criação de um ambiente favorável à inovação. Para isso é preciso identificar as necessidades de inovação e melhorar a articulação entre a oferta e a procura de tecnologia, apoiando as iniciativas de oportunidades de transferência de tecnologia e projetos com participação empresarial em âmbito regional e nacional e, também, valorizar a investigação científica.

Hoje em dia dificilmente uma empresa abre mão dos recursos tecnológicos para projetar mudanças ou avanços funcionais em seus processos. Neste sentido, as técnicas baseadas em Cenários têm sido utilizadas como uma forma de extração de requisitos de processos em sistemas, adotada por grande parte de especialistas no mundo.

Segundo HORN (1981), a adoção de indicadores de desempenho é deextrema

Importância na simulação de cenários futuros, face a crescente incerteza e aos diversos

desafios enfrentados no setor de transporte.

Quanto as técnicas e instrumentos para o planejamento de cenários, eles podem ser adaptados pelas equipes executoras, de acordo com as capacidades e necessidades da equipe, e das vantagens e limitações que estas ofereçam, no contexto em que se deseja aplicar.

Vale ressaltar que no Brasil a falta de condições nas rodovias e o fluxo desorganizado de veículos, contribuem de forma negativa para o desenvolvimento deste modal, tão importante para o desenvolvimento das empresas e ao mesmo tempo pouco valorizado pelas entidades governamentais.

Referências Bibliográficas

Qualidade e Produtividade nos Transportes PLTO 408– Almir Valente, Eunice Passaglia, Jorge Alcides Cruz, Jose Carlos Mello, Névio Carvalho, Sérgio Mayerle e Silvio Santos.

http://www.aedb.br/seget/artigos07/1158_Operador%20logistico%20uma%20visao%20competitiva%20para%20o%20transporte%20rodoviario%20de%20cargas.pdf

http://logisticaetransportes.blogspot.com.br/2007/06/transporte-rodovirio-compromete.html

http://ednegao2.wordpress.com/2007/09/16/transporte-rodoviario-a-infra-estrutura-rodoviaria-e-a-competitividade/

RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrósio. Introdução aos Sistemas de Transporte no Brasil e à Logística Internacional. São Paulo: Aduaneiras, 2007. PLT 486.

file://localhost/G:/Qualidade%20transportes/Modais%20de%20transporte%20%20vantagens%20e%20desvantagens%20aquaviario.htm, acessado em 27.11.2013

...

Baixar como  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »